Desvendando Mitos da TI – HaaS

Imagem relacionadaOlá pessoal, vamos desvendar um mito que tenho ouvido muito O que é HaaS?

Estive num evento de SI – Segurança da Informação em dezembro de 2017 e presenciei um Gestor de TI demonstrando sua apresentação de HaaS em Cloud como Case de Sucesso do Appliance da WatchGuard, notei que algumas pessoas ficaram surpresas e outras pasmas pelo conceito errôneo.

Enfim O que é HaaS o que significa este termo?

O termo HaaS é um grip de Cloud Computing, significando Hardware as a Service é uma tecnologia na qual vários computadores trabalham em conjunto para agir como um único computador, mais potente. Nesse contexto, Hardware as a Service (Haas) em um grid computing é um modelo em que a empresa paga para acessar um provedor de infraestrutura e CPU potentes.

O termo Hardware as a Service foi utilizado pela primeira vez por Nicholas Carr, autor do livro “Does IT Matter” para descrever serviços como o da Amazon.com Elastic Compute Cloud (EC2).

Agora quando você faz um outsourcing de um equipamento, como um appliance o termo é Hardware as Hardware, neste modelo, um serviço hardware-as-hardware que pertence a um provedor de serviços gerenciados é instalado na empresa contratante e um contrato de nível de serviço (SLA) define as responsabilidades de ambas as partes. Às vezes, o cliente paga uma taxa mensal para usar o hardware; por vezes, a sua utilização é incorporada na estrutura de custos do fornecedor para a instalação, monitoramento e manutenção do hardware.

De qualquer forma, se o hardware apresenta problemas ou se torna obsoleto, o fornecedor é responsável pela sua desativação e substituição.

O modelo Haas geralmente tem baixo custo, por isso é bastante utilizado por pequenas e médias empresas para fornecer aos funcionários hardwares mais modernos e que tenham bom custo-benefício.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s