CFOs devem investir mais em BI

Novo estudo realizado pelo Gartner, em parceria com a Financial Executives Research Foundation (FERF), mostrou que os diretores financeiros de empresas devem focar seus investimentos em Business Intelligence (BI) e sistemas analíticos até 2014. Os CFOs que participaram do levantamento identificaram que 15 entre os 19 principais métodos de negócio necessitam de suporte BI, de gestão de performance e de sistema de análise.

“As respostas do estudo 2013 Gartner FEI CFO Technology estão em linha com os resultados dos anos anteriores e apontam as aplicações de Business Intelligence, sistemas analíticos e comerciais como as principais áreas de investimento e foco”, afirmou em nota João Tapadinhas, chairman da Conferência Gartner BI & Gestão da Informação, que acontece entre os dias 4 e 5 de junho em São Paulo.

A pesquisa mostrou que entre as 20 áreas selecionadas pelos CFOs, doze delas podem ser ampliadas com os investimentos em BI e sistemas analíticos. A área que mais precisa de investimentos em tecnologia é a de análises empresariais que ajudam na tomada de decisões, de acordo com 59% dos entrevistados, seguida de perto pelo setor de monitoramento de performance de negócios (segundo 50%dos entrevistados) e pela área de gestão do conhecimento (com 45% das opiniões, nível bem abaixo dos 52% registrados na pesquisa de 2012).

Os investimentos em TI e BI têm se mostrado uma das principais prioridades dos diretores financeiros ao longo dos últimos anos, mesmo tendo apresentado certa retração em comparação aos resultados de 2012. Os pesquisadores do Gartner acreditam que a prioridade nesse tipo de investimento se deve, principalmente, aos conhecimentos dos CFOs em Forças Nexus, que reúnem quatro forças que atuam simultaneamente no mercado: móvel, computação na nuvem, redes sociais e internet.

“Os CFOs têm grande interesse em tecnologias móveis e de nuvem. O software como serviço (e a entrega baseada em nuvem) começa a afetar as aplicações comerciais. Muitos CFOs utilizam dispositivos móveis e estariam interessados em ter acesso a informações chave dos negócios utilizando essas ferramentas”, explicou Tapadinhas. A tendência das Forças Nexus deve ser ampliada ao longo de 2014, mas os pesquisadores acreditam que as companhias de Tecnologia da Informação devem indicar as plataformas mais eficazes que podem alavancar arquiteturas de monitoramento comercial.

O estudo também mostrou que a influência dos diretores financeiros sobre o setor de TI de grandes companhias está aumentando e que a maioria dos CFOs já possui sua própria função em TI. E, demonstrando a importância da instrução dos CFOs em tecnologia para muitas empresas, 39% das empresas de TI respondem diretamente aos CFOs.

Fonte: Canal Tech

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s