Autenticando vCenter Server 5.5 no AD

vSphere 5.5

Desde o lançamento do VMware vSphere 5.1 um novo componente foi adicionado ao VMware Virtual Center, esse componente é o vCenter Single Sign On. O vCenter Single Sign On é um serviço de autenticação desenvolvido para tornar toda a plataforma mais segura, permitindo que as diferentes soluções VMware se comuniquem umas com as outras através de um mecanismo de troca segura de tokens, dessa forma não é necessário que o usuário se autentique separadamente em cada uma das soluções.

Na versão vSphere 5.1, quando o vCenter Single Sign On era instalado em uma máquina Windows, e esta fosse membro de um domínio, e uma conta do domínio fosse utilizada durante a instalação, o vCenter Single Sign On automaticamente configurava o domínio o qual a máquina faz parte como uma “fonte de autenticação”para o VMware vCenter.

Como o vCenter Single Sign On foi completamente rescrito na versão vSphere 5.5, esse comportamento foi alterado, e a inclusão de um domínio como fonte de autenticação deve ser feita de forma manual, após a instalação.

Por padrão, após a instalação do vCenter Single Sign On, apenas o usuário “administrator@vsphere.local” possui as permissões necessárias para configurar o Single Sign On.

Caso você tenha realizado a instalação da versão Windows do VMware vCenter Server, a senha do usuário “administrator@vsphere.local” foi definida por você durante a instalação.

Se você optou por utilizar a versão linux do VMware vCenter (VCSA), a senha padrão para o usuário ‘’administrator@vsphere.local’’ é ‘’vmware’’.

Abaixo segue um passo a passo de como configurar a autenticação do vSphere 5.5 no AD e como definir as permissões para os usuários do domínio no seu vCenter Server.

1 – Acesse o vSphere Web Client (https://ip-do-vcenter:9443/vsphere-client)
2 – Logue com o usuário “administrator@vsphere.local”

 3 – Clique em Administration

4 – Expanda a opção Single Sign On, e clique em Configuration.
5 – Com a aba Identity Sources selecionada, clique no + para adicionar uma nova fonte de autenticação.
5.1 – Para o vCenter Server versão Windows, selecione a opção Active Directory (Integrated Windows Authentication).
5.2 – Para o vCenter Server Appliance (VCSA), selecione a opção Active Directory as a LDAP Server e preencha os dados de acordo com o seu domínio.
6 – Após adicionar o domínio como uma fonte de autenticação, selecione-o na lista e clique no ícone exibido conforme abaixo. Nesse momento você estará definindo o seu domínio como a sua fonte de autenticação padrão.
Pronto!! A partir desse momento você já será capaz de definir as permissões que os usuários e grupos do seu domínio terão no Virtual Center.
Se você quiser definir outro usuário como administrador do Single Sign On, você deve adicioná-lo ao grupo de administradores do Single Sign On.
Clique em Users and Groups, selecione o grupo Administrators, e clique no ícone conforme na imagem abaixo:

Em seguida selecione o seu domínio e escolha qual o usuário que você deseja adicionar como administrador do vCenter Single Sign On.
O próximo passo será definir as permissões que os seus usuários ou grupos do domínio terão no seu Virtual Center ou nos objetos específicos do seu inventário.
Selecione o objeto no qual o seu usuário terá permissão, clique em Manage >> Permissions e em seguida clique no ícone +, conforme mostrado abaixo.
Clique em Add… para adicionar o usuário que deseja. No nosso caso estamos definindo uma permissão de Administrator para o usuário do domínio ‘tiago.martinez’ no Virtual Center e todos os objetos abaixo dele.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s