A Evolução dos Profissionais da TI?

Ouvimos constantemente que área de tecnologia está num crescimento constante, gerando assim, novas oportunidades no mercado e crescimento tecnológico. É extremamente comum encontrar profissionais formados de outras áreas, atuando diretamente com a TI e em outros casos, profissionais sem formação e curso técnico, isto prejudica extremante a área, pena que poucos profissionais vejam desta forma.

Hoje por eventualidade ouvi alguns comentários, dos quais me impulsionaram a fazer este post, pois um Consultor de Gestão Estratégica, mencionou que a área de Tecnologia da Informação, pode ser atuada por qualquer profissional desde que tenha vontade e motivação, ou seja, você como profissional da TI, faz investimentos como faculdade, pós-graduação, cursos diversos para qualquer profissional sem qualificação ocupe uma posição no mercado, qual poderia vir a ser sua. Você pode até dizer –Ah mais geralmente estes profissionais, ocupam as posições mais baixas, das quais ninguém tem interesse. Pode até ser verdade, mas este cenário está sendo alterado, hoje podemos ver Gestores de Projetos, Coordenadores, Analistas, sem qualquer formação e curso em TI, atuando nestas posições e em alguns casos formados em Química e dentre outras áreas sem qualquer relacionamento com assunto, é realmente um absurdo, ver o futuro da TI no Brasil.

Da próxima vez que ouvir tais humores, vou mencionar –Quando seus filhos e/ou familiares ficarem doentes, não os leve no medico e sim para um veterinário, afinal é tudo a mesma coisa NÃO?

2 pensamentos sobre “A Evolução dos Profissionais da TI?

  1. Discordo. Cada um na sua profissão, temos que nos especializar cada vez mais e nos atualizarmos constatemente, temos que estar preparados para Área de T.I, não é qualquer um que está apto para ser um profissional de T.I, a pessoa tem que estar qualificada.

  2. Carlos,

    Concordo com você e Ridemar (autor do post), porém é minha realidade que a cada dia ser torna mais real, qualificação profissional na TI é bastante escassa, ou veja, é muito comum ver o que fora citado no post. Infelizmente devido não existir um órgão para reger nossa área de atuação, acontece tais casos e infelizmente temos um sindicato de merda.
    Porém temos que efetuar algumas ressalvas, pois existe sim alguns profissionais formados em outras áreas que fazem um excelente trabalho na TI, porém são poucos os casos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s