Qual diferença entre CAPEX e OPEX?

Já me deparei em diversas reuniões de projeto, o cliente mencionando não tem CAPEX, mas tem OPEX, ou vice-versa, inicialmente você dá aquele sorriso e diz que irá rever seu projeto, mas afinal o que CAPEX e OPEX?

CAPEX é a sigla da expressão inglesa “CAPitalEXpenditure” (em português, despesas de capital ou investimento em bens de capital) que indica a quantidade de dinheiro gasto na compra de bens de capital de uma determinada empresa. Por exemplo, comprar uma impressora.

OPEX é a sigla da expressão inglesa “OPerationalEXpenditure” (em português, despesas operacionais) que refere-se ao custo associado à manutenção dos equipamentos, gastos de consumíveis e outras despesas operacionais. Por exemplo, comprar um contrato de manutenção para a impressora ou fazer o outsourcing (terceirizar) da impressão de seu escritório.

Muitas vezes, e por motivos diversos, as empresas têm necessidade de trocar CAPEX por OPEX ou o contrário. Portanto, aqui vão algumas dicas para reduzir o CAPEX e trocá-lo por OPEX: o outsourcing (terceirização), aluguel de equipamentos e instalações. As vantagens mais evidentes dessa troca são o aumento na flexibilidade dos custos e a redução das necessidades de financiamento (que ficam mais diluídas ao longo do tempo).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s