Conhecendo o PRINCE2 e se certificando

PRINCE2 é o padrão de facto do Reino Unido para gestão de projetos, desenvolvido pelo governo e usado nos setores público e privado. O acrônimo significa Projects In Controled Environments (projetos em ambientes controlados). O PRINCE2 é agora usado por várias organizações do setor privado no Reino Unido e no resto do mundo e é obrigatório em muitos projetos do setor público na Europa.

A metodologia foi originalmente desenvolvida para uso em projetos de TI, mas, desde seu relançamento como PRINCE2, ela é usada em qualquer tipo de projeto. A propriedade do PRINCE2 é do Office os Government Commerce (OGC) e ele é administrado pela Association os Project Managers Group. O PRINCE2 tem um manual padrão com processos similar ao PMBOK. A diferença entre ele e o PMBOK é que o PRINCE2 foca em produtos e não nas atividades para produzi-los. Isso afeta seu método de planejamento, controle e execução. De qualquer forma, há três partes na estrutura de cada método PRINCE2: processos, componentes e técnicas.

O Foundation é o primeiro dos exames PRINCE2 em que você tem de passar para se tornar um profissional PRINCE2. É preciso demonstrar entendimento dos princípios e da terminologia do método. Especificamente, os candidatos devem ser capazes de descrever a finalidade e o conteúdo principal de todas as funções, dos oito componentes, dos oito processos e dos subprocessos e das técnicas.

O Practitioner é o segundo dos dois exames. O objetivo aqui é medir se o candidato seria capaz de aplicar o PRINCE2 à execução e gerenciamento de um projeto dentro de uma organização.

Certificação PRINCE2 como funciona?

O nível Foundation atesta o profissional como conhecedor do assunto e o Practitioner habilita a aplicar os preceitos da metodologia.

PRINCE2 Foundation

É um exame de múltipla-escolha com 75 questões e 1h de duração. 5 questões são de teste e não são contadas para o resultado. São requeridas para aprovação pelo menos 35 respostas corretas dentre as 70 questões restantes (50%). Não é permitido consulta. Este exame pode ser feito em Português, embora seja desejável conhecimento da língua inglesa.

PRINCE2 Practitioner

É um exame objetivo baseado em cenários, com 9 questões complexas de múltipla escolha, com 12 marcações em cada questão, totalizando108 marcações. São requeridos pelo menos 59 acertos (55%) para aprovação. A prova tem duração de 3h30 e o livro oficial do PRINCE2 poderá ser consultado. Necessário conhecimento da língua inglesa.

Qual o processo para se obter a certificação?

Faça um treinamento, ou aprenda direto do manual, e então faça a prova. Os resultados para Foundation chegam normalmente em no máximo um dia. Demora um pouco mais saber se você realizou o exame na modalidade Practitioner.

Particularmente para PRINCE2 Practitioner recomenda-se adquirir algum simulado, apesar de ser enviado para o e-mail do inscrito um simulado completo do exame para o qual se inscreveu. No nível Practitioner existem questões sem resposta exata, como ocorre com o PMP, o que exige uma melhor preparação via simulados.

Existem critérios de elegibilidade?

Não existem critérios de elegibilidade para nenhum dos exames.

Quais as diferenças entre as modalidades Foundation e Practitioner?

A modalidade Foundation testa conhecimento. A modalidade Practitioner verifica capacidade de aplicar este conhecimento em situações práticas e entregar projetos com sucesso. O exame para Practitioner é mais longo, mais difícil e necessita um índice de acertos maior do que o Foundation.

É possível fazer o exame de certificação PRINCE2 em Português?

O exame para certificação PRINCE2 Foundation já está disponível em Português e o PRINCE2 Practitioner, até o momento, somente está disponível em Inglês.

Tópicos relacionados:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s