CMMI é metodologia ou processo ?

“CMMI é uma abordagem comprovada para gerenciamento de desempenho com décadas de resultados mostrando que funciona.

As organizações que usam o CMMI tem custo previsível, cronograma e resultados de qualidade de negócios que servem como discriminadores entre os seus concorrentes.

CMMI é construído com as práticas e metas visto em milhares de organizações em todo o mundo reais. Use essas práticas e metas para avaliar o seu próprio desempenho e decidir o que melhorar para suas próprias razões de negócios.”

(CMMI Institute, 2013)

CMMI não é uma técnica, não é uma metodologia e não é um processo apenas. É um modelo de referência de melhores práticas e habilidade para diagnosticar o nível de maturidade de processos ou áreas de trabalho. Criado e mantido pelo (SEI) Software Engineering Institute, um centro de pesquisa e desenvolvimento patrocinado pelo Departamento de Defesa dos EUA.

Existem três modelos CMMI.

  • CMMI for Development (CMMI-DEV)

Voltado ao processo de desenvolvimento de produtos e serviços.

  • CMMI for Acquisition (CMMI-ACQ)

Voltado aos processos de aquisição e terceirização de bens e serviços.

  • CMMI for Services (CMMI-SVC)

Voltado aos processos de empresas prestadoras de serviços.

O principal propósito do CMMI é fornecedor diretrizes baseadas em melhorias praticas para a melhora os processos e habilidades organizacionais, cobrindo o ciclo de vida de produtos e serviços completos, nas fases de concepção, desenvolvimento, aquisição, entrega e manutenção. Neste sentido, suas abordagens envolvem a avaliação da maturidade da organização ou a capacitação das suas áreas de processo, o estabelecimento de prioridade e a implementação da ações de melhoria.

  • Nível 1 – Inicial: Poucos processos de desenvolvimento definido e o sucesso dependem de esforço individual.
  • Nível 2 – Repetível: As políticas de gerencia de desenvolvimento de software são definidas e seguidas. É o nível mais difícil de alcançar por ser uma quebra de paradigma.
  • Nível 3 – Definido: O processo básico de software para as atividades de gestão e engenharia é documentado, padronizado e integrado em um processo de software padrão para organização.
  • Nível 4 – Gerenciado: Medidas detalhadas do processo de software e da qualidade do produto são realizadas. O processo e os produtos de software e da qualidade do produto são quantitativamente compreendidos e controlados.
  • Nível 5 – Otimização: A melhoria continua do processo é proporcionada pelo feedback quantitativo do processo e pelas ideias e tecnologias inovadoras.

cmmi niveis

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