Microsoft Patent Tracker – banco de dados para rastrear patentes

2013-03-29_11h56_00

A Microsoft anunciou um recurso online que permite procurar e visualizar registros de patentes que estejam cadastrados em seu banco de dados. O Patent Tracker será lançado nesta segunda-feira (1) e ainda não tem tantos recursos quanto o sistema de buscas do Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos, limitando suas pesquisas ao nome do registro, número, região e se ela está atribuída diretamente à Microsoft.

A empresa antecipou o lançamento de seu rastreador de patentes (Foto: Reprodução/ The Next Web)

A medida, além de demonstrar a boa-fé da empresa com relação à sua propriedade intelectual, está de acordo com a política de desenvolvimento da companhia, que disponibilizou junto com o Patent Tracker todas as suas patentes para download. Desde a última década, a Microsoft tem trabalhado para continuar sua expansão, com uma certa precaução em relação aos licenciamentos de sua tecnologia, registrando uma série de patentes suas e com parcerias e negociações cruzadas.

Segundo um pronunciamento da empresa, com essa medida todos os intervenientes do sistema de patentes dos EUA – empresas privadas, o Escritório de Patentes e Marcas dos EUA, o Congresso e os tribunais – compartilham a responsabilidade para tomar as ações que melhorem o seu funcionamento.

Desta forma, a Microsoft age de forma defensiva, buscando diminuir futuros problemas com relação às suas licenças de propriedade intelectual. A ideia é evitar possíveis alegações sobre a falta de conhecimento de alguma de suas criações, ampliando também suas chances de receber indenizações por danos morais se o caso for à justiça.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s