Qual a diferença entre plano e modelo de negócios?

Para muitas pessoas, plano e modelo de negócios podem parecer sinônimos, ou seja, maneiras diferentes de se referir à mesma coisa.

Entretanto isto não é correto, existindo grandes diferenças entre os dois, diferenças estas que podem afetar os resultados esperados de uma empresa.

Podemos dizer de uma forma bem simplista, que um plano de negócios é o conjunto de informações, análises e cálculos que uma pessoa deveria apresentar para um possível investidor a fim de provar que esse negócio será viável economicamente.

Já o modelo de negócios é o conjunto das informações, análises e cálculos que precisam ser feitos para definir o que uma empresa entregará aos seus clientes (produtos/serviços) e como será feita esta entrega (como a empresa deve funcionar em relação aos seus fornecedores, empregados e clientes) de forma a gerar lucro para tal empresa (sustentabilidade e lucratividade do negócio).

Assim, se o plano de negócios é essencial para demonstrar a viabilidade de um futuro negócio, o seu modelo de negócios é essencial na medida em que ele é utilizado para definir o que e como será feito para o negócio produzir os lucros esperados.

Como montar seu modelo de negócios:

Como já mencionamos, o modelo de negócios é composto por informações, análises e cálculos envolvendo os seguintes aspectos da empresa:

  1. quais produtos e/ou serviços uma empresa deve entregar para seus clientes;
  2. como esta entrega deve ser realizada, desde os custos, processos, procedimentos envolvendo a fabricação desses produtos e/ou serviços, até o relacionamento com seus fornecedores, empregados e clientes, além da análise da atuação de seus concorrentes no mercado onde está empresa atua ou atuará;
  3. tudo isso direcionado à produção de resultados positivos pela empresa, ou seja, de forma que ela tenha condições de se manter no mercado gerando os lucros esperados.

O que esperar de um modelo de negócios:

A elaboração e revisão periódica do modelo de negócios permitem aos empresarias e dirigentes conduzirem suas empresas até seus objetivos, de forma planejada, sem muitos sobressaltos e surpresas.

Parafraseando o gato da estória de Alice no País das Maravilhas, podemos dizer que no mundo empresarial “quem sabe para onde quer ir dificilmente se perderá no caminho”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s