Anonymous hackeia site do MIT

A morte do programador norte-americano Aaron Swartz chocou bastante as pessoas da área da tecnologia, especialmente aquelas que simpatizam com ideias revolucionárias nesse ramo.Swartz foi encontrado morto em seu apartamento na última sexta-feira. Especula-se que ele tenha se suicidado por ter de enfrentar cerca de 1 milhão de dólares em multas e mais de 35 anos de prisão.

tech-aaron-swartz-anonymous-mit-website-hack-message

História de Aaron Swartz

Em julho de 2011, Aaron Swartz foi acusado de roubar 4 milhões de documentos do MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachussets, e do Jstor, um arquivo de jornais científicos e artigos acadêmicos. Devido a isso, no momento de sua morte, Swartz enfrentava o valor de cerca de um milhão de dólares em multas (há meios de comunicação que informam que esse valor é de 4 milhões) e mais de 35 anos de prisão. O programador morreu enforcado em seu apartamento, o que indica um suicídio.

Aaron Swartz conquistou uma boa reputação entre os hackativistas por ter se envolvido profundamente em uma campanha contra o SOPA, que era um projeto de lei norte-americano que tinha como objetivo aumentar o rigor em cima da pirataria, mas que acabava por tirar muita da liberdade de expressão que as pessoas possuem na web.

Pouco tempo após o MIT ter prometido uma investigação em cima da morte de Swartz, o grupo Anonymous hackeou e modificou o site do Instituto. No site o grupo afirma que a acusação sobre Swartz foi um grotesco extravio da justiça, e “uma distorcida e perversa sombra da justiça pela qual Aaron morreu lutando”.

No site também foi colocado uma lista de objetivos sob o título de “Our Wishes”, ou “Nossos Desejos”. Essa lista possui vários objetivos a serem alcançados para que se haja uma maior liberdade na internet, e como exemplo desses objetivos está uma mudança nas leis de direitos autorais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s