Windows Server 2012 – Configurando Backup Online

O Windows Server 2012 inclui diversos recursos novos e aprimorados, alguns deles muitas vezes passam despercebidos. O objetivo deste post é explicar como configurar e usar um destes recursos ‘’backup online’’.

O recurso de backup online do Windows Server 2012 fornece-lhe uma opção de armazenar alguns de seus backups na nuvem (Windows Azure). A oferta atual oferece este recurso gratuitamente por 90 dias, permitindo o armazenamento de até 300 GB por conta. Este recurso está disponível como download adicional, um agente do Windows Azure que precisa ser instalado no seu ambiente para ser possível utilizar o recurso de backup online.

Instalar, configurar e usar o recurso de backup online é muito simples, basicamente o que você precisa fazer é instalar o agente de backup online e criar o cronograma com a seleção que será feito o backup.

  • Habilite o recurso Windows Server Backup

O recurso Windows Server Backup é parte da instalação do Windows Server, mas desabilitado por padrão. Assim, o primeiro passo é o de permitir isto. Você pode habilitá-lo usando a interface de gerenciamento do servidor, selecione Gerenciar, Adicionar Funções e Recursos e, finalmente, selecionar o recurso Windows Server Backup e conclua o assistente.

Você também pode instalar este recurso usando o DISM ferramenta de linha de comando – você precisa executar o prompt de comando (como administrador) e depois o comando DISM / online / Habilitação em recursos: WindowsServerBackup.

win12-bkponline 01

  • Registre-se para o Windows Azure Online Backup

win12-bkponline 02

O próximo passo é a criação de uma conta para o backup on-line no Azure http://www.windowsazure.com/pt-br/home/features/online-backup/. O processo de inscrição é simples e, ao final dela, você terá informações da conta que será usada nos passos que se seguem.

  • Faça o download do agente de backup no Portal de Gerenciamento (Dashboard)

Acesse o portal para efetuar o download do agente https://portal.onlinebackup.microsoft.com/en-US/Dashboard usando as informações da conta da etapa anterior. Na seção visão geral do seu painel, clique em download e instale o agente.

  • Instale o agente

win12-bkponline 03

A instalação do software do agente baixado é bastante simples – são pré-requisitos: Windows PowerShell (que é instalado por padrão no Windows Server 2012) e Microsoft Online Services Sign-in Assistant, que será instalado automaticamente durante a instalação. Depois de terminar o assistente de instalação, você precisa abrir o console do Windows Server Backup e verificar se a entrada Online Backup é visível no lado esquerdo. Se for visível, a instalação do agente foi bem sucedida, e você pode avançar para a próxima etapa. Deixe o console aberto.

  • Registre o servidor no Windows Azure serviço de backup online

win12-bkponline 04

Se você selecionar a entrada de backup online do console Backup do Windows Server, você terá opções adicionais no lado direito. Selecione Registrar opção do servidor para iniciar um assistente para configurar o backup online.

Se você estiver usando proxy para se conectar à internet, insira a informação necessária. Em seguida, você irá configurar uma senha para criptografar os backups em serviço online. Senha pode ser gerada automaticamente se você clicar no botão gerar senha, ou você mesmo pode gera-la (tenha em mente que ela precisa ter um mínimo de 16 caracteres).

Depois disso, você só precisa digitar as suas credenciais para acessar o Windows Azure Online Backup (do passo 2) e, o servidor será adicionado à sua conta online.

  • Criando agendamento de backup

win12-bkponline 05

Agora você pode criar o agendamento de backup usando o backup programado opção no lado direito do console de Backup do Windows Server. O assistente para criar o agendamento de backup é semelhante ao assistente que é usado para criar o cronograma localmente. Basicamente, você precisa selecionar o que será feito o backup (você não pode selecionar Backup System State, apenas arquivos e pastas – para backup do system state, você ainda precisa usar a opção Backup local), quando você quer que o backup ocorra (você pode selecionar um ou mais dias da semana e até 3 vezes por dia) e período de retenção (opções disponíveis são 7, 15 e 30 dias).

  • Executando o backup (ou espere pelo backup programado)

win12-bkponline 06

Último passo é selecionar a opção de executar o backup agora ou esperar para backup programado. Tenha em mente que o backup vai exigir uma certa quantidade de sua rede (internet) largura de banda, para executar o backup fora do horário comercial, se possível.

Após esta etapa final, o Windows Server 2012 será backup “para a nuvem”. Restaurar os arquivos e pastas também é feita por simples usando o assistente (Backup do Windows Server) mesmo.

Só para citar um dos “cool” definições sobre o recurso de backup online é largura de banda que permite controlar a quantidade de largura de banda que o backup está usando durante o horário de trabalho ou fora dele. Esta é a definição que lhe proporciona a flexibilidade de fazer as cópias de segurança também durante as horas de trabalho, o que é muito bom. As configurações de otimização estão localizados sob a opção Change Properties que é visível uma vez que você registrar o servidor e configurar o agendamento de backup.

win12-bkponline 07

Tópicos relacionados.

Cloud Computing – Cada vez mais procurada nos profissionais de TI
Computação em Nuvem possibilita inovações em modelos de negócio e criará novos empregos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s