Chef Framework

Chef é um framework de integração de sistemas, de código aberto e construído especificamente para automatizar a instalação e infraestrutura de aplicações na nuvem. As novidades recentemente lançadas para o Chef incluem funcionalidades como o whyrun(dry run), formatadores de saída, inspeção de erros e instaladores para o Solaris.

A versão 10.14.0, disponibilizada no mês de setembro, trouxe um importante conjunto de funcionalidades que também foram apresentadas na Chef Conference realizada em maio de 2012. A funcionalidade “why run” permite que o Chef antecipe quais mudanças serão aplicadas para um sistema continuar atualizado de acordo com um conjunto de “recipes“.

Uma vez que é possível existir dependências entre os passos em um ou mais “recipe”, a ferramenta faz algumas considerações para determinar o estado do sistema (por exemplo, considerando um serviço que deveria estar funcionando, caso não seja possível determinar seu estado, o Chef assume que tal serviço já fora instalado anteriormente e emite um relatório dizendo que o serviço deve ser iniciado, e não instalado).

O Chef também assume comandos condicionais (contendo atributos not_if ou only_if) que são somente utilizados para prevenir ações desnecessárias (por exemplo, não atualizar uma instalação de um software se a última versão já encontra-se instalada) e não alterar o estado do sistema.

Outra funcionalidade apresentada em maio, e que também foi disponibilizada nesta versão, é a possibilidade de escolher o formato dos dados de saída, desde mínimos até verbosos (similares ao rspec)

A inspeção de erros é outra nova funcionalidade que pode ajudar usuários do Chef a reduzir o tempo de debug sugerindo qual foi o passo responsável para algumas classes de erro.

Atualmente o Chef encontra-se na versão 10.16.2 e tem como novidade o suporte do lado do cliente para coleta de dados estatísticos, de modo que não seja necessário transferir dados do cliente para o servidor.

O Chef propõe tornar fácil a implantação de servidores e aplicações escaláveis em toda a infraestrutura.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s