Os benefícios da virtualização

A virtualização, a tecnologia que permite que vários servidores virtuais rodem em uma máquina física, revolucionou todos os aspectos das operações do servidor. Antes do advento desta tecnologia, um único servidor físico representou uma unidade auto-contido de armazenamento de dados e processamento. Quaisquer fatores externos que afetam o servidor diretamente impactado todos os usuários e todos os dados no servidor. Embora as tecnologias de redundância como arrays RAID existia antes da virtualização, estes sistemas utilizados vários dispositivos físicos para obter redundância e, portanto, trouxeram com eles adicionado preocupações de despesas e manutenção.

Com a virtualização de servidores, no entanto, um único servidor ou grupo de servidores é transformado em um ambiente de computação robusta, dinâmica, capaz de se adaptar às novas exigências em tempo real. Adicionando Network Attached Storage (NAS) para sistemas de servidores virtuais melhora ainda mais a performance e redundância. Ao permitir que várias máquinas virtuais para rodar em um único servidor e proporcionando para migração ao vivo entre os dispositivos físicos, a virtualização reduz custos, melhora a eficiência energética e corta o tempo de inatividade para perto de zero. Existem alguns aplicativos de servidor de virtualização de software disponíveis, mas nós encontramos o software XenServer da Citrix Systems para ser o líder da matilha.

XenServer é uma consequência de um projeto de pesquisa realizado na Universidade de Cambridge. O software original, lançado em 2003 e chamado simplesmente Xen, era um monitor de máquina virtual que permitiu que vários sistemas operacionais fossem executados em uma única máquina. (A capacidade de executar vários sistemas operacionais continua a ser uma marca registrada de todas as tecnologias de virtualização.) Xen é agora amplamente reconhecida como a plataforma de virtualização mais rápido e mais poderoso disponível. A característica mais inovadora do Xen e XenServer é uma camada de software chamada de hypervisor, que liberta as máquinas virtuais do equipamento físico. Além de permitir que cada servidor virtual para rodar seu próprio sistema operacional e do software, o hypervisor também permite que uma máquina virtual para ser migrado de uma máquina física para outra em tempo real.

Atualmente usamos dois XenServers que continuamente se reúnem dados de um dispositivo NAS. Essa configuração oferece redundância total, e prevê manutenção “zero downtime”. (Tecnicamente há um pequeno atraso envolvido, mas já que é medido em milissegundos, a impressão é a de zero downtime). Nós também adicionamos um dispositivo NAS segundo que copia totalmente o primeiro a aumentar ainda mais a redundância e manter dados críticos em segurança.

Podemos agora realizar a migração ao vivo contínua de nossos servidores virtuais e realizar a manutenção regular em um servidor enquanto outro lida com a carga. Mesmo que um servidor físico, digamos, combustão espontânea, a combinação de XenServer e Network Attached Storage significa que haveria perda zero de dados e praticamente nenhum tempo de inatividade. No entanto pouco provável que uma falha catastrófica de hardware ou falta de energia pode ser, é certamente reconfortante saber que temos estas recuperação automática e capacidades de failover.

Além de manter os dados seguros e acessíveis em todos os momentos, usando virtualização XenServer reduz drasticamente os custos. Ele reduz o número de servidores físicos necessários, o que reduz de hardware, energia, refrigeração e despesas. Não é de admirar esta tecnologia está sendo utilizada em centros de dados em todo o mundo, em aplicações que vão desde a hospedagem para os bancos de dados de nível empresarial. Em última análise, a virtualização de servidores está mudando fundamentalmente a forma como as organizações se aproximar computação de servidor, e os benefícios que nós experimentamos nos terem convencido de que os servidores virtuais são o futuro.

Tópicos relacionados.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s