Ensine seu filho a programar!

Você acredita que uma criança de 7 anos pode programar? Um cara chamado Mitchel Resnick acreditava. E é por isso que esse pesquisador do MIT desenvolveu um projeto chamado Scratch. Este é um software baseado em Java, lançado em 2006 e com sua última versão lançada em 2009 e, apesar de ter sido lançado há um bom tempo, infelizmente poucas pessoas o conhecem.

Acredito que a principal função das escolas deveria ser ensinar o básico das principais disciplinas presentes no cotidiano de um adulto, ajudando assim as crianças a formar seus conceitos e decisões acerca de qual carreira seguir no futuro. Com a evolução da tecnologia e a presença cada vez mais definitiva e indispensável dos softwares em nossa sociedade, a Ciência da Computação deixa de ser algo distante, para ser amplamente discutido.

No entanto, sabemos que a mudança em um plano de educação de um país pode demorar muito tempo, mas não é por isso que precisamos ficar parados esperando essa mudança. Foi o que os pesquisadores do MIT Media Lab, liderados por Mitchel Resnick fizeram, desenvolveram o Scratch.

O Scratch permite que, através de uma interface amigável, crianças recém alfabetizadas e sem nenhuma noção de programação possam desenvolver aplicativos com interface gráfica e já com o conceito de lógica de programação, orientação a objetos, captura de eventos etc. Após o aplicativo finalizado, a criança pode compartilhá-lo na comunidade oficial e interagir com as outras crianças desenvolvedoras.

Compatível com Windows, Mac OS X e Linux, o Scratch está presente em diversas línguas, incluindo o português.

O download está disponível em http://info.scratch.mit.edu/Scratch_1.4_Download. Abaixo vocês podem conferir um vídeo que resume muito bem como funciona o programa:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s