TOTVS Microsiga 11 – Criando um ambiente para homologação

Iremos aprender como criar um ambiente de homologação no TOTVS Microsiga 11, vamos prosseguir com cenário anterior que criamos no post “TOTVS Microsiga 11 – Instalando e Configurando”.

Primeiramente vamos criar um novo banco de dados no SQL Server, para utilização da base de homologação do TOTVS Microsiga 11, neste exemplo iremos cria-la com nome “totvs-homolog”, podendo vir a ser qualquer outro nome. Tendo em vista que estamos falando de um ambiente de homologação, podemos criar um backup da base oficial e efetuar sua restauração em um novo banco, assim estará contendo todos os arquivos imputados na base.

Após criarmos o banco de dados, vamos criar uma conexão via ODBC para utilização do sistema, pois vamos em “Painel de Controle” > “Ferramentas Administrativas” > “Fontes de Dados (ODBC)”. Vamos criar uma conexão em “Fontes de dados de sistema”.

Nota:

Para acessar ODBC 32 bits, é preciso executar a aplicação seguinte:

c:\windows\syswow64\odbcad32.exe

Após ter concluído as etapas acima, precisamos configurar o arquivo “appserver.ini” vamos acessar o diretório deste arquivo em “C:\TOTVS 11\Microsiga\Protheus\bin\appserver” abra-o com bloco de notas.

Observações:

Nota-se que efetuamos algumas alterações no arquivo em configuração segue-as abaixo.

  • Separação dos arquivos de configuração de bibliotecas e APO por ambiente.
  • Apontamento do banco de dados, para bases diferentes.

Para validar o funcionamento do ambiente, devemos efetuar a exlusão do arquivo “SIGAMAT.IND” no ambiente de Homologação que criamos, vamos acessar o diretório deste arquivo em “C:\TOTVS 11\Microsiga\Protheus_Data\HOMOLOG\system”, basta efetuar e exclusão do mesmo e abrir o ambiente pelo Smart Client.

SmartClient Ambiente Homologação

Ambiente Homologação

Casualmente se você ainda estiver em duvida, referente ao correto funcionamento do sistema, sugiro que você impute algumas informações no ambiente de “OFICIAL” e valide se as mesmas encontram-se no ambiente “Homologação”.

Duvidas ou sugestões postem aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s