Já pensou em criar o seu próprio “Youtube”?

Talvez não somente o seu próprio site de vídeos, mas uma rede social, um servidor de jogos ou um grande portal de conteúdo. O problema é, como disponibilizar tanto espaço para armazenamento de dados quando você está iniciando o seu projeto? Afinal de contas, na maior parte dos casos, uma empresa de tecnologia que está iniciando no mercado online (start-up) não tem muito dinheiro para investir…

Imaginem o seguinte caso, você decide abrir o seu próprio site de vídeos, como o Youtube. Para isso, você contrata uma hospedagem de sites e compra o seu domínio (www). Até ai tudo ok, então você libera o upload de vídeo de 100 MB para cada usuário que se cadastre no seu site. Se 10 usuários (que é um número muito baixo) se cadastrarem e enviarem estes 100 MB de vídeos, você terá 1 GB de dados para armazenar..

E como todos nós sabemos, não existe HD infinito: Você precisará pagar mais e mais por espaço em disco, e dinheiro para uma empresa que está iniciando no mercado não é algo que dá em árvores..

Para resolver isto, podemos utilizar o serviço da gigante das vendas, a Amazon. Há alguns anos, está no ar um serviço chamado Amazon Simple Storage Service, também conhecido como Amazon S3

No Amazon S3, você paga 0,14 centavos por GB armazenado no mês (paga apenas pelo o que usa). Voltando ao exemplo anterior, se você tivesse 10 usuários com 100MB armazenados em seu site (1 GB armazenado), você precisaria pagar apenas R$ 0,14 ao Amazon, por mês. 2GB armazenados, R$ 0,28 centavos e assim por diante. Não é incrível? Em uma hospedagem normal, você precisaria assinar planos cada vez mais robustos, e pagar altos valores para aumentar os seus discos.

Grandes serviços como o Twitter utilizam esta solução de armazenamento online, visto que, ele é um serviço gratuito de microblog e possui grandes quantidades de texto e foto dos seus usuários. O melhor de tudo, é que o Amazon S3 tem um plano gratuito por um ano, onde você testa o serviço com 5 GB livre para armazenar os seus dados.

. A idéia aqui é bem simples, você paga valores incrivelmente baixos por espaço em disco, cortando quase que 100% dos custos em comparação com uma hospedagem onde você paga muito por muito pouco.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s