XenServer 6.0 – Conhecendo a ferramenta

O que é virtualização de servidores?

A virtualização de servidores é uma tecnologia que permite, através do compartilhamento de hardware, que múltiplos sistemas operacionais possam ser executadas em um único servidor físico. Utilizando-se do Citrix XenServer 6.0.201 cada máquina virtual é completamente isolada das outras máquinas virtuais. Com o Citrix XenServer 6.0.201 cada máquina virtual configurada neste processo comporta-se como servidor completo, seguro e totalmente isolado como se fosse um servidor independente.

Citrix XenServer e a eficácia da virtualização de servidores!

Através de um Hipervisor (uma fina camada de software chamada de Xen hypervisor) que roda diretamente no hardware, é fornecida uma camada de abstração do servidor, que permite que cada servidor físico rode um ou mais Virtual Machines (servidores virtuais), isolando o “hard-coding” que vincula os aplicativos no sistema operacional do servidor físico. Dessa forma cada servidor virtual apresenta-se para o administrador de TI e para o software de gerenciamento no formato de um servidor físico independente.

Abaixo temos um tutorial, efetuando passo á passo, para a instalação do XenServer 5.6, porém o procedimento na versão 6.0.201 é idêntico. Vale a pena conferir está opção de virtualizador, dentre tantas opções no mercado tecnológico. Fonte material: http://felipesilvany.blogspot.com.br/ e http://virtualizacao.ribafs.org.

Quem tiver interesse, pode acessar diretamente o portal Citrix e pegar o guia de instalação oficial.

Iniciaremos o processo de criação de um servidor de Máquinas Virtuais baseado no XenServer.

I – Esta é a tela inicial do XenServer, clicaremos para iniciar a instalação.

II –  Nesta tela, as configuraçãoes de hardware estão sendo verificadas.

III – Escolheremos as configurações de teclado a serem utilizadas. Podemos avançar esta etapa, pois não influenciará em nossa instalação.

IV – O Setup alerta que o disco onde está sendo instalado será formatado e os dados serão perdidos. Pressioane para continuar.

V – Neste passo, são mostrados os termos de licença da Citrix, clique em para aceitar e continuar.

VI – Por estarmos em um laboratório e não termos uma máquina com todos os requisitos mínimos exigidos pelo Xen, a mensagem informa que nosso hardware não possui suporte para virtualização e que algumas funcionalidades podem não funcionar. Clique

VII – Vamos selecionar de onde será buscada a instalação. De uma mída local, de um FTP, da internet, de um compartilhamento de rede ? Em nosso caso, vamos instalar a partir de um DVD. Escolheremos

VIII – Podemos além do XenServer, instalar os pacotes adicionais, que contém outras funcionalidades. Em nosso caso, escolheremos , pois estamos instalação apenas o XenServer com suas funções básicas (free).

IX – Podemos testar a mídia de instalação antes de iniciar, para verificarmos se não teremos falhas no decorrer da instalação.  Sugiro escolher a opção , para não verificar a “integridade” antes da instalação.

X – Veremos mais a frente que o XenServer possui uma interface gráfica, mas ele é baseado em Linux (CentOS), de forma que pode ser interagido através de linha de comando. Neste passo, definiremos a senha de root.

XI – Neste passo definiremos as configurações de rede do servidor. Mesmo que sua rede possua um DHCP Server instalado, solicito que seja estabelecido um IP estático para este servidor.

XII – Definiremos nesta etapa o Host Name e os endereços DNS da rede.

XII – Escolha sua localização Geográfica.

XIV – Defina a Cidade, no Brasil escolheremos por padrão São Paulo.

XV –  Nesta etapa definiremos o servidor NTP. Sugiro escolher a opção , de forma que possamos configurar manualmente as opções de data e hora. Se voce preferir, também pode usar um servidor NTP já existente.

XVI – Por fim, iniciaremos a instalação do XenServer 5.6.

XVII – Escolheremos , pois não estaremos trabalhando com o Cd de recursos adicinais o XenServer.

XVIII –  Definiremos as configurações de data e hora.

XIX – Terminamos a instalação. Nesta etapa, retiraremos a mídia do driver e clicaremos para reiniciar a máquina

XX – Esta é a tela de customização do XenServer. Todas as opções que definimos durante a instalação, podem ser alteradas nesta tela, como: IP, DNS, Senha…..

XXI – Podemos também interagir por linha de comando.

Para gerenciamento do ambiente, você poderá estar utilizando o XenCenter, que pode estar sendo adquirindo clicando aqui.

9 pensamentos sobre “XenServer 6.0 – Conhecendo a ferramenta

  1. Alguém já instalou essa versão em um HP Proliant dl320e com Raid 10? O Xenserver simplesmente ignora os arrays e trata os 4 discos como discos independentes… será necessário adquirir um cartão sd de 16Gb pra instalar ele?

  2. Esses servidores da HP são um pé no saco… odeio eles… já tentei instalar em uma Pendrive e num Cartão SD interno… parece que só cartão da HP funciona nele… não adianta reclamar com o setor de compras da empresa… insistem nessa porcaria de servidor… no Dell não tive absolutamente nenhum problema… FURAM do HP Proliant DL320e… e provavelmente de toda a linha Proliant… HP é uma furada!

  3. A instalação aqui foi tudo certo porem não consigo iniciar o modo grafico nas maquinas virtuais inclusive no windows. No ubuntu ele chega ate a mostrar o papel de parede mais não abre o unity nem o gnome, no windows ele abre o prompot de comando e no centos ele nem abre nada. Alguem sabe o que pode ser?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s