Arquitetura Corporativa – Gestão de TI

A carência da compreensão do funcionamento da área de TI e do negocio proporciona a tomada de decisão personalizada, baseado no modelo mental do gestor ou do grupo de gestores. Esta situação pode ocasionar a utilização ineficaz e ineficiente dos recursos da organização e da unidade de TI.

O instrumento utilizado para comunicar o funcionamento de uma organização com foco estratégico, que busca unificar as diferentes percepções dos diversos atores, é denominado Enterprise Architecture (EA). Atualmente, no Brasil, a expressão Enterprise Architecture não possui uma tradução definida, na realidade existem algumas traduções, tais como arquitetura corporativa, arquitetura organizacional e arquitetura empresarial, dentre outras.

Contudo, em um breve levantamento realizado em empresas brasileiras e na academia pode-se constatar que a expressão mais adotada ao ser referir à EA é arquitetura corporativa.

A norma IEEE 1471:2000 (apud Dragstra, 2005) apresenta alguns conceitos que auxiliam na compreensão da arquitetura corporativa. São eles:

Arquitetura. É a organização essencial do corpo de um sistema, considerando os seus componentes, os relacionamentos entre os componentes e o ambiente externo, bem como os princípios que guiam o seu projeto e a sua evolução.

Organização. Qualquer coleção de unidades organizacionais que tenham um conjunto de metas definidas ou operações interdependentes.

Parte interessada (do inglês, stakeholder). Uma pessoa ou um grupo de dentro ou fora de um sistema (organização) que é envolvido ou afetado pelo desempenho do sistema.

A arquitetura corporativa consiste em um todo coerente de princípios, métodos e modelos que são usados no projeto e na realização de uma estrutura organizacional, processos de negocio, sistema de informação e infraestrutura técnica.

Em outras palavras, a arquitetura corporativa visa comunicar os elementos essenciais que explicam o funcionamento de uma organização às partes interessadas, permitindo aos seus gestores uma ideia claro dos pontos que sevem ser tratados para atingir as metas desejadas. Desta forma, representa toda organização, expressando e alinhando metas, visões, estratégias, princípios de governança, processos operacionais, estruturas organizacionais e aspectos de automação, tais como sistemas de informação e infraestrutura tecnológicas.

Essa capacidade de representação da arquitetura corporativa permite o refinamento continuo das tecnologias da informação, sem comprometer o alinhamento com o negocio da organização e favorecendo a permanente retenção de conhecimento para facilitar as tomadas de decisão.

Arquitetura corporativa, frameworks e modelos.

Durante o desenvolvimento de uma arquitetura corporativa pode-se utilizar para sua elaboração os conceitos de framework e modelo.

A ilustração abaixo, refere-se ao modelo de evolução do homem, ou seja um framework para sua analogia de arquitetura, aonde ele se dispõe técnicas para sua evolução.

A arquitetura corporativa mostra como funciona a organização do ponto de vista estratégico, facilitando a troca de informações entre os gestores e técnicos de negocio de TI. Cada organização deverá ter uma arquitetura única, que será construída a atualizada ao longo do tempo. O modelo mental comum aos gerentes e técnicos das unidades de TI está voltado para a arquitetura técnico do projeto com foco tecnológico especializado.

Na arquitetura corporativa os frameworks possuem a importante missão de homogeneizar e facilitar o desenho de arquitetura corporativa. Um exemplo de framework é o Federal Enterprise Architecture Frameworks (FEAF) adotado pelas organizações publicas dos EUA para atendimento no Clinger Cohen Act.

Outro exemplo de framework é o The Open Group Architecture Framework (TOGAF). Composto de um método detalhado e um conjunto de ferramentas de suporte para o desenvolvimento de arquitetura corporativa.

Em breve estarei continuando este tópico, com outras citações de Arquitetura Corporativa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s