Cobit 5

A ISACA lançou o COBIT 5 (13-04-2012), a única estrutura de negócios para a governança e gestão de TI empresarial. A nova versão do COBIT promove continuidade ininterrupta entre um departamento de TI e suas metas de negócios em geral, e representa uma evolução importante da estrutura globalmente aceita em todo o mundo há mais de quinze anos. A estrutura COBIT 5 está disponível através da ISACA— uma associação de mais de noventa e cinco mil profissionais de governança de TI — com download gratuito em www.isaca.org/cobit.

De acordo com uma recente pesquisa global de mais de três mil e setecentos profissionais de TI, são membros da ISACA, quase metade das empresas (44%) estão planejando aumentar seus investimentos em TI seletivamente nos próximos doze meses, com base na contribuição esperada para o valor dos negócios. A pesquisa mostrou que 74% das equipes executivas consideram a informação e a tecnologia muito importantes para a execução da estratégia e da visão da empresa.

COBIT 5 oferece os princípios, práticas, ferramentas e modelos analíticos aceitos mundialmente para ajudar as empresas e os líderes de TI a maximizar a confiança e o valor das informações e dos ativos tecnológicos da empresa. Mais de dezesseis mil profissionais se inscreveram antecipadamente para uma cópia. A versão anterior do COBIT foi baixada mais de cem mil vezes.

“O interesse avançado pelo COBIT 5 é extraordinário. Está claro que empresas de todas as partes estão agressivamente buscando orientação sobre como administrar e garantir o valor da crescente quantidade de informação e de tecnologias cada vez mais complexas com que estão lidando,” disse Derek Oliver, Ph.D., CISA, CISM, CRISC, CITP, FBCS, FISM, MInstISP, e co-presidente da força tarefa COBIT 5. “Informação é a moeda do século, e a COBIT ajuda as empresas a governar e administrar eficientemente este ativo fundamental.”

Usando o COBIT 5

O COBIT 5 pode ser talhado para todos os modelos de negócios, ambientes tecnológicos, indústrias, locais e culturas corporativas. Pode ser aplicado a:

– Segurança da informação

– Gestão de risco

– Governança e gestão de TI empresarial

– Atividades de garantia

– Conformidade regulatória e legislativa

– Processamento financeiro ou relatórios de CSR

De acordo com a pesquisa ISACA, nos últimos doze meses:

— 48% das empresas respondentes experimentaram excedentes de projeto;

— 41% experimentaram um alto custo de TI com baixo retorno ou retorno desconhecido sobre o investimento;

— 38% disseram que havia desconexão entre os negócios e as estratégias de TI;

— 22% experimentaram quebra de segurança;

— 21% informaram desafios relativos à segurança dos dispositivos móveis.

“COBIT 5 oferece um vocabulário e processos muito necessários para alistar investidores de toda a empresa, não apenas de TI — ao considere o impacto de negócios essenciais e questões tecnológicas, como computação em nuvem, dispositivos móveis, BYOD (trazer seu próprio dispositivo), privacidade e ameaças,” disse John Lainhart, CISA, CISM, CGEIT, CRISC, CIPP/G, antigo presidente internacional da ISACA e co-presidente da força tarefa COBIT 5. “A maioria das pessoas não se arriscaria a enfrentar uma tempestade sem um dispositivo de proteção, como um guarda-chuva. Na verdade, é isto que as empresas fazem todos os dias quando deixam seus ativos tecnológicos desprotegidos”

Princípios e facilitadores

Esta atualização significativa da estrutura COBIT simplifica os desafios da governança com apenas cinco princípios e sete facilitadores. COBIT 5 integra outras abordagens e os padrões, incluindo TOGAF, PMBOK, Prince2, COSO, ITIL, PCI DSS, the Sarbanes-Oxley Act e Basel III.

COBIT 5 está disponível para download gratuito emwww.isaca.org/cobit. A ISACA lançou hoje também o COBIT 5: Enabling Processes(gratuito para membros da ISACA e US $134 para não membros) e COBIT 5 Implementation (gratuito para membros da ISACA e US $50 para não membros), que ajuda os usuários a aplicar a orientação. Edições impressas estão disponíveis para aquisição na Livraria ISACA (www.isaca.org/bookstore). Os resultados completos da pesquisa estão disponíveis em http://COBIT5presskit.isaca.org.

Copyright AFP – Todos os direitos de reprodução e representação reservados

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s