ASP.NET MVC agora é open source

Agora qualquer desenvolvedor pode contribuir com código e testes para o ASP.NET MVC, tanto para Web Pages quanto para a Web API, que se tornaram projetos open source.

De certa forma, o ASP.NET MVC sempre teve seu código aberto. Mas como acontece com a maioria dos projetos da Microsoft não era “aberto para desenvolvimento”, sendo todo o desenvolvimento feito internamente, com poucas exceções. Isso mudou recentemente. De acordo com Scott Guthrie,

Toda a comunidade será capaz de participar e fornecer feedback sobre check-ins de código, correções de bugs, desenvolvimento de novos recursos, além de compilar e testar os produtos diariamente usando a versão mais atualizada do código-fonte e suites de testes.

primeira contribuição aceita para o ASP.NET MVC foi de ninguém menos que Miguel de Icaza do Xamarin, o fundador do projeto Mono. O ASP.NET MVC, porém, não foi o primeiro projeto da Microsoft que migrou para o modelo de desenvolvimento aberto; essa honra vai para os SDKs do Azure, que estão no GitHub.

É importante notar que a Microsoft não está transferindo o controle do ASP.NET MVC para a comunidade. Ao contrário do IronRuby e IronPython, que são gerenciados por Miguel de Icaza e Jimmy Schementi, a Microsoft ainda está dedicada a apoiar toda a estrutura tecnológica e de pessoal dos projetos ASP.NET MVC, ASP.NET Web API e Razor.

As bibliotecas de código aberto do ASP.NET estão sendo hospedadas no CodePlex, que recentemente ganhou integração com o Git. Embora o TFS funcione bem quando a administração centralizada é necessária, a natureza descentralizada do Git é considerada como a melhor opção para projetos de código aberto. Hoje já existem vinte forks para o ASP.NET MVC e seus projetos associados.

Algumas partes do ASP.NET, principalmente o Web Forms, não terão o código aberto nesse momento. Scott Hanselman explica:

Os componentes que estão tendo seu código aberto neste momento são todos os que são empacotados de forma independente do núcleo do framework .NET, ou seja que não têm dependência do sistema operacional. O Web Forms é uma parte da System.Web.dll, que é parte da plataforma do Windows Server. Devido a essa dependência, seu código não pode ser facilmente substituído por versões mais recentes, exceto quando novas atualizações para o .NET framework ou o SO forem lançadas.

Os projetos ASP.NET MVC 4, ASP.NET Web API, ASP.NET Web Pages v2 (Razor) agora são oferecidos sob a licença Apache 2.0.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s