Como adotar Scrum na sua empresa

Existem muitas discussões nos grupos que tratam de Scrum e Agile sobre qual é a melhor maneira de começar a fazer Scrum. Vou falar um pouco sobre o meu ponto de vista sobre como iniciar com Scrum na sua organização.

Primeiramente você deve se perguntar: Estou pronto para iniciar a mudança com Scrum? Deve saber que não é fácil iniciar essa mudança, mas a recompensa é valiosa.

Você irá precisar de apoio e suporte para a mudança, possivelmente de alguém acima de você na organização, sem esse suporte não é possível iniciar a mudança a que se propôs, mas também irá precisar de apoio de pessoas do seu dia dia, do seu grupo de trabalho. Forme uma equipe com espírito vencedor. Scrum pode ajuda com isso, mas há muitos outros fatores que contribuem. Lembre-se que a principal mudança está nas pessoas e estas sim podem fazer toda a diferença.

Use algumas métricas para mostrar que você está fazendo progresso (Ciclo de entregas mais rápidos, quantidade de bugs conhecidos, funcionalidades entregues por iteração, por exemplo) . Não deixe que eles insistam em métricas perfeitas (nunca irão existir) e certifique-se que as pessoas usam de bom senso na interpretação dos indicadores. Mas cuidado, métricas mal aplicadas tendem a se virar contra você.

Seja extremamente agressivo sobre a remoção de impedimentos pois isso é fundamental. Na equipe, pelo ScrumMaster, pelos gestores. Difícil prever de antemão qual será o seu maior impedimento, mas podem ser: as pessoas, falta de disciplina ao fazer Scrum (ScrumBut), práticas de engenharia, o fluxo de informações de negócios para a equipe (por exemplo, PO fraco, especialistas de negócio inacessíveis).

Construir o sucesso fora da equipe. Percorra a meta de sucesso do negócio (o cliente está realmente feliz) e não apenas de sucesso técnico (nós fizemos mais rápido o que dissemos que faríamos X meses atrás). Eu não sei o que vocês fazem hoje, mas posso apenas garantir que depois de 3 Sprints, algum grau de sucesso relativo vocês terão.

A ‘mudança de gestão ” quando adotamos Scrum é bastante significativa. É interminável. As pessoas pensam que eles entendem bem de Scrum, mas acho que a mudança de paradigma é realmente difícil, sair de um modelo tradicional para um modelo ágil não é feito da noite para o dia. Normalmente as empresas precisam de treinamento para as equipes. Saia do seu cubículo e vá procurar alguém que conheça bem essas práticas. Pense que não apenas você, mas que o time todo, talvez muitas pessoas da sua organização precisem de treinamento para poderem entender a mudança que o Scrum irá trazer à organização.

Cuidado com a dívida técnica. Adote as boas práticas (TDD, BDD, design patterns e outros), pois isso será será muito importante, mais cedo ou mais tarde. Comece a atacá-los desde cedo. Se o seu time não escreve testes automatizados, ele não é ágil. O verdadeiro sucesso com Scrum deve ser medido como 5x-10x melhor do que sua base atual. Algumas empresas fazem isso muito bem e, muitas vezes, mas a maioria nunca chega lá. Acho que o segredo não é tanto as práticas do Scrum, mas as pessoas fixando melhor os valores e princípios subjacentes. Sem os valores e princípios, uma “reunião diária”, por exemplo, pode ser quase um desperdício de tempo.

Depois de ter certeza que você realmente quer adotar Scrum, comece. Não espere ter o backlog perfeito, nem o PO perfeito e muito menos o ScrumMaster perfeito, você no início provavelmente não terá nenhum deles, isso vem com o tempo. Adote as mudanças e perceba seus resultados, procure sempre a melhoria contínua. Fazendo isto os resultados serão notados e você perceberá que todo o esforço valeu a pena.

Fonte: http://micajeho.wordpress.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s