Colaboração entre cliente e TI ajuda no desenvolvimento de software

Houve o tempo em que os desenvolvedores de Software recebiam suas demandas diretamente dos clientes/usuários, e compilavam as regras do negócio para dentro de suas aplicações, sem documentação ou muita possibilidade de transferência de conhecimento.

Anos mais tarde, a falta de documentação destes softwares tornaram as empresas dependentes de seus desenvolvedores, que, caso saíssem, deixariam provavelmente um estado de caos. Assim nasceram as metodologias de software com bases na Engenharia, onde documentações, processos e muito planejamento tomou conta da “indústria”, e passamos à denominação de “Fábrica de Software”, em uma clara alusão ao processo produtivo de uma indústria comum (linhas de produção de software, no caso).

Isso resolveu alguns problemas, mas trouxe muitos outros, dentre eles: o fato do desenvolvimento ser uma atividade intelectual, e não pode ser medida dentro de um conceito de “Fábrica”, de montagem de um veículo, por exemplo; O excesso de planejamento e burocracia, tornou o processo de desenvolvimento muito mais lento, e com o aumento da competitividade o tempo passou a ser fator crítico de sucesso para os projetos, inclusive de Software.

Foi aí que um grupo de grandes profissionais do desenvolvimento de software, como Martin Fowler (pra citar só o mais conhecido), elaborou um Manifesto para o desenvolvimento ágil de Software, em busca do equilíbrio entre estes dois mundos vividos anteriormente.

O que é bastante curioso, a primeira vista, é que o manifesto não trata apenas do desenvolvimento de software da área de TI pra dentro, mas sim de uma mudança cultural que deve atingir todos os envolvidos nestes projetos, valorizando:

Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas;
Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;

Interação entre indivíduos, significa a proximidade (encontros “cara-a-cara” sempre que possíveis), disponibilidade e clareza nas informações. No desenvolvimento do Software, a área Cliente sabe quais são as suas dificuldades e necessidades, e a área de TI sabe como melhor consolidar estas necessidades e transformá-las em Software. A efetiva comunicação entre as duas áreas aumentará a qualidade do produto final.

A colaboração com o cliente é a transparência e confiança na comunicação entre ele e a área de TI, em uma via de duas mãos, comunicando sempre o progresso, informando aquilo que ainda não está claro, trocando experiências e trilhando sempre o caminho da qualidade.

Do manifesto, surgiram também alguns princípios, que também indicam como o comportamento colaborativo favorece o bom trabalho dos projetos:

  • Pessoas relacionadas à negócios e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto e diáriamente, durante todo o curso do projeto.
  • Construir projetos ao redor de indivíduos motivados. Dando a eles o ambiente e suporte necessário, e confiar que farão seu trabalho.
  • O Método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para, e por dentro de um time de desenvolvimento, é através de uma conversa cara a cara.
  • Processos ágeis promovem um ambiente sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários, devem ser capazes de manter indefinidamente, passos constantes.

Com tudo isso, podemos concluir que de fato um Time de Desenvolvimento de Software, não é composto somente por Gerentes de Projetos, Analistas de Sistemas e Desenvolvedores. É feito também pelos Clientes, Patrocinadores e Usuários. Cada um contribuindo com as informações que possuem para o objetivo final e bem comum: Software de qualidade e Ambiente sustentável.

PS.: Não deixe de ver o Manifesto completo, e todos os 12 princípios do software ágil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s