Potencializando o uso de SOA em seu projeto com SOA Source Book

O que é Service-Oriented Architecture (SOA)

Service-Oriented Architecture (SOA), pode ser traduzido como arquitetura orientada a serviços, e é um estilo de arquitetura de software cujo princípio fundamental prega que as funcionalidades implementadas pelas aplicações devem ser disponibilizadas na forma de serviços. Frequentemente estes serviços são conectados através de um “barramento de serviços” (enterprise service bus, em inglês) que disponibiliza interfaces, ou contratos, acessíveis através de web services ou outra forma de comunicação entre aplicações.

O Open Group é um dos grandes pílares da indústria no desenvolvimento de arquiteturas corporativas. Um trabalho de excelente qualidade deste instituto é o SOA Source Book, uma verdadeira enciclopédia sobre SOA.

Destaco aqui as principais seções deste livro, disponível para consulta no site do Open Group, e que recomendo para todo arquiteto que queira trabalhar seriamente com SOA.

  • O capítulo Service Oriented Architecture  traz importantes definições sobre o que é SOA, a sua relação com arquiteturas corporativas e o seu benefício para as áreas de negócio.
  • O capítulo Service Integration Maturity Model  apresenta o modelo de maturidade SOA chamado OSIMM, que permite que você avalie a maturidade da sua TI para a integração de serviços, bem como aumentar esta maturidade. O OSIMM apresenta sete níveis e seis dimensões de análise (do negócio à infra-estrutura).

  • O capítulo SOA Reference Architecture  apresenta os principais componentes de uma arquitetura SOA em um modelo de camadas técnicas e de governança.
  • O capítulo Service Oriented InfraStructure  apresenta os padrões mais adequados para a integração de aplicações, dados e hardwares para a montagem de uma fundação SOA (infraestrutura). Além disso, este capítulo traz um modelo de referência para a infraestrutura SOA.
  • O capítulo SOA e TOGAF  apresenta o SOA no contexto do TOGAF , que é o framework de arquitetura corporativa do Open Group.
  • O capítulo de Governança SOA  traz um dos elementos mais críticos a qualquer implementação SOA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s