Sessões de Backlog Grooming (Organização do Backlog)

Para Roman Pichler, assim como o seu jardim que vai crescendo até se tornar uma selva se for devidamente cuidado, o seu backlog também vai crescendo e tornando desajeitado se for dada a ele a devida atenção. “O Backlog precisa de atenção e cuidado frequente, precisa ser organizado cuidadosamente.”

O propósito de Reuniões de Backlog Grooming é aprimorar o Backlog.

A palavra Grooming em inglês significa cuidar da aparência, manter limpo e arrumado. Para facilitar a semântica do artigo, traduzirei “Backlog Grooming” como “Organização do Backlog“, considerando que organizado é por consequentemente limpo e arrumado. Alguns autores preferem chamar de Refinamento de Backlog.

Backlog Grooming

Organizar o backlog é uma processo contínuo que envolve:

  1. A descoberta de novos itens, assim como alteração e remoção de itens antigos.
  2. Quebrar Estórias muito grandes (épicos).
  3. A priorização dos itens do backlog (trazendo os mais importantes para o topo).
  4. Preparar e refinar os itens mais importantes para a próxima reunião de planejamento.
  5. Estimar e corrigir estimativas dos itens do backlog (em caso de novas descobertas).
  6. Incluir Critérios de Aceitação.

Muitas equipes que utilizam métodos ágeis como Scrum e XP, reclamam que suas reuniões de planejamento “levam uma eternidade”. Sessões de Backlog Grooming, podem ser utilizadas como uma ferramenta simples e rápida para tornar as reuniões de planejamento mais eficientes.

Embora a manutenção do Backlog seja de responsabilidade do Product Owner, outros membros do time podem colaborar na reunião de Organização do Backlog, Ken Schwaber sugere a participação de 10% da equipe durante de 5 a 10% do tempo da Sprint, de forma a incentivar a comunicação face-a-face entre as pessoas ao invés de outros meios como comunicação por e-mail ou documentos.

Roman sugere a utilização de cartões de papel como ferramenta para facilitar a colaboração na reunião, cada participante pode pegar um cartão e escrever suas ideias. Depois, estas podem ser agrupadas e, caso necessário, pode-se transferir as informações para uma ferramenta eletrônica, como o Pronto, por exemplo.

Referências

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