Metodologia Ágil

 “Governança de TI é igual redbull, pode lhe dar asas”

Em 2001, um grupo de 17 profissionais se reuniu para discutir sobre como melhorar o desempenho em seus projetos. Cada um deles possuía suas próprias praticas e métodos de trabalho, mas concordaram que um conjunto de princípios sempre estava sendo respeitado em todos os projetos que deram certo.

Por fim desenvolveram o manifesto ágil. Este manifesto definia os valores e princípios a serem seguidos, para se obter maiores e melhores resultados. O foco maior do manifesto é o de desenvolver softwares tornando este processo  mais pessoal, mais colaborativo e mais fácil.

 Valores das metodologias ágeis:

Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas

Software em funcionamento mais que documentação abrangente

Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos

Responder a mudanças mais que seguir um plano

Os doze princípios das metodologias ágeis:

  1. Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, através da entrega adiantada e contínua de software de valor.
  2. Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento. Processos ágeis se adequam a mudanças, para que o cliente possa tirar vantagens competitivas.
  3. Entregar software funcionando com frequência, na escala de semanas até meses, com preferência aos períodos mais curtos.
  4. Pessoas relacionadas à negócios e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto e diariamente, durante todo o curso do projeto.
  5. Construir projetos ao redor de indivíduos motivados. Dando a eles o ambiente e suporte necessário, e confiar que farão seu trabalho.
  6. O Método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para, e por dentro de um time de desenvolvimento, é através de uma conversa cara a cara.
  7. Software funcional é a medida primária de progresso.
  8. Processos ágeis promovem um ambiente sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários, devem ser capazes de manter indefinidamente, passos constantes.
  9. Contínua atenção à excelência técnica e bom design, aumenta a agilidade.
  10. Simplicidade: a arte de maximizar a quantidade de trabalho que não precisou ser feito.
  11. As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de times auto-organizáveis.
  12. Em intervalos regulares, o time reflete em como ficar mais efetivo, então, se ajustam e otimizam seu comportamento de acordo.

Para se utilizar dos benefícios fornecidos pelo manifesto ágil devemos adotar uma metodologia ágil, essa metodologia define algumas regras e formas de trabalho. Alguns exemplos de metodologias ágeis:

Cada metodologia tem sua maneira de trabalho, mas em geral são processos iterativos e incrementais. Sendo que ao final de cada iteração o cliente recebe uma versão utilizável do produto.

Hoje as metodologias mais conhecidas no mercado são a XP e a SCRUM. A XP (Extreme Programming), que possui um número de práticas um pouco maior e oferece práticas de certo modo radicais, ou vistas com certo receito, como é o caso do “pair programming”. Mas é uma metodologia que fornece excelentes benefícios quando aplicada corretamente. A SCRUM é outra metodologia ágil bastante utilizada atualmente, ela é um pouco mais simples e direta, não possui tantas praticas quanto a XP, mas fornece excelentes resultados para os projetos. A grande vantagem do Scrum é que através dele pode-se gerenciar vários tipo de projetos, mesmo que não seja de software.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s