Green IT – Melhores práticas de redução de energia

Todos reconhecem que a energia elétrica custo muito dinheiro. Celulares, telefones sem fio, computadores, ipads, ipods e outros dispositivos eletrônicos conectados na rele elétrica consomem muito energia elétrica e dinheiro. A competividade das empresas no Brasil é fortemente impactada pelo elevado custo de KWH. O gasto em energia elétrica das empresas no Brasil é muito maior que o dos seus respectivos concorrentes com sede em outros países.

Fonte: Todos pela Energia

Os números divulgados sobre o gasto de energia em Tecnologia da Informação (TI) nos datacenters nacionais ainda não estão em nível de maturidade elevado e por isto não são confiáveis. No entanto, sempre é possível estimar a realidade brasileira através de nossas semelhanças como o mercado norte americano. Eles tem números bons e suficiente para ser uma referencia de ordem de grandeza para nos.

No Brasil, é bem possível que o percentual seja bem maior que o dos Estados Unidos em função do baixo consumo residencial de energia elétrica. Tanto a questão participação relativa no consumo, como os elevados valores dos gastos de energia representam uma gigantesca barreira na competividade nacional.

As empresas no Brasil precisam enfrentar (e vencer) ao mesmo tempo o desafio do elevado gasto monetário em energia elétrica e o forte desgaste de imagem provocado pelo elevado impacto ambiental da infraestrutura de TIC. As elevadas tarifas de KWH em relação aos outros países fazem com que o orçamento corporativo de energia do datacenter de diversas empresas no Brasil seja muito maior que o orçamento do investimento em TI.

A organização brasileira de TI pode com medidas simples oferecer uma enorme oportunidade de competividade, pois é consumindo entre 4 e 10% do orçamento de TI em energia. Medidas simples de médio e longo prazo podem evitar a provável explosão deste gasto nos próximos cinco anos.

Faça sua parte pelo meio ambiente, calcule o quanto de energia seu monitor esta consumindo.

http://www.techrepublic.com/downloads/monitor-power-consumption-calculator/172013

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s