Green IT – Governança de TI Verde

Ideologia Central

  1. O cargo de diretor de sustentabilidade pode ser o resultado da fusão das diretorias jurídica, marketing, assuntos corporativos, comunicação de TIC. Como o cenário corporativo esta cada vez mais digital (TIC habilita projetos, produtos, processos e serviços), o executivo de tecnologia é um candidato natural ao posto.
  2. As empresas inteligentes e conscientes buscam soluções sustentáveis de TIC para reduzir o consumo de energia e tratar adequadamente os resíduos tecnológicos e os seus derivados. Para que a sustentabilidade corporativa seja real ela precisa estar presente hoje, amanha e sempre, por isto é preciso trabalhar em ambiente CTP. A governança só existe quando o CPT esta presente, logo é preciso trabalhar corretamente com as métricas para que o resultado final seja satisfatório.
  3. A integração cujo resultado é a nova TI assegura o completo comprimento do objetivo da redução do impacto ambiental e financeiro das atividades de suporte da governança corporativa ao mesmo tempo em que assegura que os recursos de TI estão integrados com os objetivos da organização e com a responsabilidade socioambiental.
  4. O portal www.weeman.org é um bom exemplo de onde as pessoas e empresas conseguem obter evidencias de produtividade verde. O portal oferece facilidades para calculo do impacto ambiental das diversas soluções digitais. O conhecimento de benefícios e respectivo impacto pelo usuário tornam-se suas solicitações de recursos adicionais mais objetivas.

A governança pode ser entendida como o conjunto de processos, costumes, politicas, leis, normas e entidades que regulam a gestão e controle dos negócios.

A nova governa corporativa veio na direção de endereçar a necessidade de pleno conhecimento do relacionamento dos envolvidos com o atendimento dos objetivos da empresa. As questões relativas aos clientes, fornecedores, órgãos reguladores, colaboradores, meio-ambiente são consideradas como parte fundamental da boa gestão. A nova governa  tem como objetivo primário assegurar o  comportamento dos atores conforme as melhores praticas, para criar e manter ambiente de negócios pautado por:

  1. respeito profissional, pessoal e legal,
  2. consideração pelas necessidades ambientais, financeiras e humanas,
  3. desenvolvimento da confiança corporativa sustentável via meritocracia e império das leis e
  4. colaboração com solida inteligência coletiva. A resultante deste saudável ambiente de negócios sempre é a sinergia da atuação da cadeia de valor estendida e o sucesso do empreendimento.

O outro da governança da TI verde, vem de forma muito rápida e fácil quando os principais atores (investidores, colaboradores, empresa, cliente e fornecedores) tem comportamento transparente, conforme os códigos de conduta ou certificações (formais ou informais) acordados, aceitos e entendidos para habilitar em toda a comunidade a clara e fácil visualização dos compromissos, acordos e respeito com a sustentabilidade, meio ambiente e lucro.

A aplicação efetiva, real e permanente das melhores praticas corporativas implica necessariamente saber profundo dos processos de negocio e cultura corporativa e resulta inexoravelmente o gerenciamento pleno das expectativas e dissonância cognitiva dos stakeholders e investidores em regulamentos e boas praticas que disciplinam a responsabilidade empresarial funcionam como as ferramentas de extração do ouro verde.

Algumas organizações estão formalizando a estrutura de mineração do outro verde através da criação do cargo no nível executivo de sustentabilidade corporativa. A principal função deste executivo esta relacionada com a sua atuação como mentor do presidente, outros executivos e acionistas para:

  1. aumentar e manter a competividade da empresa no mercado, atendendo às normas, leis e regulamentações nacionais e internacionais e
  2. gerar capital intelectual coletivo de alto nível na temática ambiental financeira.

O cargo de diretor de sustentabilidade pode ser o resultado da fusão das diretorias jurídica, marketing, assuntos corporativos, comunicação de TIC. Como o cenário corporativo esta cada vez mais digital (TIC habilita projetos, produtos, processos e serviços), o executivo de tecnologia é um candidato natural ao posto. A grande vantagem corporativa de um profissional cabeça de TI na posição é que a governança deixa de atuar apenas na frente conta a corrupção fiscal e passa a agir como fiscal da sustentabilidade. O impacto no lucro deste foco é imediato, pois além da corrupção, as perdas, desperdícios e ineficiências entram na zona de combate. Como a segunda PNIPTI mostrou que mais de 60% das informações (digitais) corporativas são inúteis, é bastante claro como o foco na governa de TI verde consegue extrair ouro pelas pedras.

Os artigos Se entra lixo, sai lixo, publicado no portal Info Corporate em 12 de dezembro de 2008, e Estudo aponta que empresas tem problemas para gerenciar dados, publicados no portal da Computer World, no Brasil em 11 de agosto de 2010, que afirmam que 75% das informações armazenadas nos servidores estão lá há muitos anos e tendem a se transformar em lixo eletrônico, mostram que o problemas das informações inúteis. A sustentabilidade consegue combater formas de corrupção mais abrangentes do que a mera questão fiscal.

A corrupção causada pela ignorância ambiental, ilusão dos consumidores e buscado lucro com olhos apenas no curtíssimo prazo não é endereçada pela atual governança corporativa e vem causando enormes prejuízos financeiros por falsas promessas, perda de mercado, aumento extraordinário dos custos de matéria prima e produção pela destruição tola de recursos naturais não renováveis e etc. vem levando os investidores a olharem o seu retorno dos recursos com visão de médio e longo prazo e desistirem de participar em alguns negócios. A maior rentabilidade dos negócios sustentável vem fazendo com que os investidores priorizem na sua carteira cada vez mais as empresas, integradas com a natureza.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s