Como funciona a certificação de SAP? Posso adquiri-la a qualquer momento?

São tantas perguntas referente a certificação SAP, que nem sei por onde começar! Já sei vamos iniciar pela Academia SAP.

A Academia SAP são cursos destinados a cada modulo do sistema SAP, te tornando um profissional SAP focado num determinado modulo.

Academia SAP

  • FI (Contabilidade Financeira)
  • CO (Controlling),
  • MM (Gestão de Materiais)
  • SD (Vendas e Distribuição)
  • PP (Planejamento da Produção)
  • PS (Gestão de Projetos)
  • HR (Recursos Humanos)
  • ABAP e BW (Business Intelligence)

Todas as academias SAP e certificações estão disponíveis em português?

Infelizmente não, somente algumas academias e certificados estão disponíveis em português, porém é grande maioria. As academias e certificações que estão em português, são: FI (Contabilidade Financeira), CO (Controlling), MM (Gestão de Materiais), SD (Vendas e Distribuição), HR (Recursos Humanos), ABAP e BW (Business Intelligence). Academias e certificações em inglês: PP (Planejamento da Produção) e PS (Gestão de Projetos).

Quanto custa uma Academia SAP?

O valor varia de acordo com modulo, qual deseja estar efetuando, tenho como base o modulo SD qual estive efetuando, paguei cerca de 10 mil reais, incluindo o exame de certificação.

Você agora deve estar se perguntando. Será que é um investimento bom?

Posso dizer que sim, pois o mercado de consultoria de SAP vem cada vez mais, crescendo e necessitando de bons profissionais. É um mercado pequeno no Brasil, em comparação ao mercado exterior, porém os profissionais que se qualificam têm grande valor no mercado nacional e expectativa de crescimento no exterior, pois é valido internacionalmente seu certificado SAP.

Eu posso tirar o certificado SAP, sem ter que efetuar a Academia SAP?

Não, a SAP recomenda efetuar uma academia, antes de efetuar o certificado, isto é claro, estamos falando do Brasil, esta exigência é somente para nos brasileiros. Outros países podem efetuar diretamente a certificação, claro que cada um tem uma particularidade, senão me recordo bem, tem outros locais que também é exigido o curso.

Duvidas, sugestçoes? Poste aqui.

Ramon Rodrigo

46 pensamentos sobre “Como funciona a certificação de SAP? Posso adquiri-la a qualquer momento?

  1. Boa tarde Kelsen, vi seu post e foi bastante esclarecedor.
    Gostaria de saber se pode falar um pouco sobre Basis também.
    Abcs.

    Alexandre Martins

  2. Olá bom dia,
    Amigo eu fiz o curso de SAP Funcional e SAP BW pela training de São Paulo, onde a mesma informa em seu Site a possibilidade de ir tira a certificação fora do Pais como exemplo a Argentina, porem quando fui atras de saber detalhes de como proceder, alem é claro dicas de hospedagem e ETC… Enfim recebi a noticia que a SAP não esta mais permitindo esse tipo de procedimento ou seja somente pessoas que realizarem a academia pode tirar a certificação.
    Isso procede? Onde eu obtenho essa informação com mais clareza?
    Moro em fortaleza-ce e o mercado de SAP por aqui esta engatiando mas as empresas só querem pessoas com experiência ou com certificado para iniciar como JR, acredito que essa regra se estenda por outros estados.

  3. Olá bom dia,
    Amigo eu fiz o curso de SAP Funcional e SAP BW pela training de São Paulo, onde a mesma informa em seu Site a possibilidade de ir realizar a certificação fora do Pais como exemplo a Argentina, porem quando fui atras de saber detalhes de como proceder, alem é claro dicas de hospedagem e ETC… Enfim recebi a noticia que a SAP não esta mais permitindo esse tipo de procedimento ou seja somente pessoas que realizarem a academia pode tirar a certificação.
    Isso procede? Onde eu obtenho essa informação com mais clareza?
    Moro em fortaleza-ce e o mercado de SAP por aqui esta engatiando mas as empresas só querem pessoas com experiência ou com certificado para iniciar como JR, acredito que essa regra se estenda por outros estados.

  4. Olá bom dia,
    Amigo eu fiz o curso de SAP Funcional e SAP BW pela training de São Paulo, onde a mesma informa em seu Site a possibilidade de ir realizar a certificação fora do Pais como exemplo a Argentina, porem quando fui atras de saber detalhes de como proceder, alem é claro dicas de hospedagem e etc… Enfim recebi a noticia que a SAP não esta mais permitindo esse tipo de procedimento ou seja somente pessoas que realizarem a academia pode tirar a certificação.
    Isso procede? Onde eu obtenho essa informação com mais clareza?
    Moro em fortaleza-ce e o mercado de SAP por aqui esta engatiando mas as empresas só querem pessoas com experiência ou com certificado para iniciar como JR, acredito que essa regra se estenda por outros estados.
    Vc teria como me ajudar, pois não tenho interesse em perde o valor investido. Desde já Agradeço sua atenção.

    • Wesley, boa tarde

      Como você mesmo informou, em cursos oficiais SAP é repassado essas informações que Argentina e Uruguai dentre outros países não é necessário efetuar uma academia SAP, porém esta informação não consta no site SAP Brasil, aonde é informado a obrigatoriedade de fazer uma academia para alcançar o certificado.

      Sugiro que você entre em contato com SAP Argentina, através do endereço abaixo, não diga que pensa em ir somente para fazer a certificação lá, mencione estudos e outras informações co-relacionadas. Lembrando que no site SAP não consta parceiros SAP na Argentina.

      SAP Argentina S.A.
      Panamerican Bureau
      Sargento Cabral 3770 – Piso 2
      c.p. B1605EFJ
      Munro, Buenos Aires, Argentina
      Phone: +54 (11) 5544 3600

  5. Bom dia,

    Eu estou em dúvida se realizo um curso online oficial de apenas um módulo (R$ 7.000,00) ou se faço curso presencial na Trainning onde todos os módulos de SAP estão saindo por R$ 5.000,00.
    Eu queria tirar a certificação oficial, ouvi dizer que é possível tirar o certificado fora mas não consegui nenhuma informação de que realmente procede essa informação além deste site. Sou Analista de Sistemas, estou na área do TI há 4 anos e conversei com amigos que são de TI e/ou tem contato com SAP e eles falaram que as empresas geralmente ”não se importam”muito se o curso que tu fez é oficial, visto que geralmente quem banca os cursos são as empresas para os seus funcionários. Alguém poderia me dar uma luz?

    Att

    Bruna Ceneviva

    • Bruna,

      Curso SAP oficial são realmente mais caros, se comparar com outros instituições. Ex: Curso SAP SD na SAP R$ 12.000,00 e outras instituições consegue até por R$ 7.000,00 á 8.000,00.

      Conteúdo do curso basicamente é o mesmo, contudo temos que levar em consideração a bagagem de informações do Instrutor, a Trainning possuí bons profissionais qualificados, é um valor significativo. Se possuí alguma dúvida ou receio, Trainning você pode estar conversando diretamente área comercial ou até ir diretamente no local e conhecer um instrutor para tirar suas dúvidas.

      Enquanto ao assunto certificação SAP, tivemos um tempo que realmente esta prática podia ser feita, porém recentes comentários neste blog mencionam esta mudança.

  6. Bom dia. Ainda está valendo a pena entrar neste ‘Mundo SAP’? Ainda há espaço para novos profissionais? Os salários ainda está compensando o investimento, isso fora do eixo SP-RJ? Obrigado.

    • Rodolfo,

      Existem diversas oportunidades neste nicho de mercado ‘SAP’ logicamente existe outros ingredientes necessários para o sucesso, como domínio do inglês. A remuneração deste profissional chega à 12k sendo Junior/Pleno.

      Mercado SAP é muito valorizado, não admitindo qualquer profissional, devido sua complexidade e as informações competentes da empresa, porém chance de crescimento é muito grande, pode se começar com suporte basis e ir se desenvolvendo, contudo são riscos que devem ser tomados se assim desejar enfrenta-los.

  7. Fiz academia SAP modulo MM pela HB BRASIL porém não consegui a certificação. Estou pensando em fazer o teste para me certificar. Tem algum curso preparatório para fazer esse teste.

    • Ola Silvio.. estou pensando em fazer a academia da HB aqui em Curitiba, gostaria de saber se vc ja consegiuiu fazer nova prova e se vc fez o curso on line ou presencial. e se ja viu demanda pra sua area. abs

  8. Bom dia! Estou iniciando um curso técnico de manutenção de redes e pensei em complementar fazendo a academia sap, isso é possível? Outra pergunta, de todos os módulos, financeiramente qual me dará mais retorno, em sua opinão? Obrigada!

    • Iara,

      Neste caso eu iria te sugerir a fazer o BASIS, aproveitando seu conhecimento em redes e abrangendo um pouco mais para banco de dados e parametrização do SAP.
      Existe alguns módulos que realmente são mais procurados no mercado como: MM, CO e SD, sem comentar da procura por programador ABAP.

      Academia de FI à Finanças: O módulo de finanças (FI) satisfaz todas as necessidades internacionais que devem cumprir o departamento de gestão financeira de uma empresa. O módulo FI apresenta aos alunos os componentes que integram o livro razão, contas a pagar, contas a receber, contabilidade bancária, controle de ativos fixos, controle de orçamento, etc.

      -Pré-requisitos: Conhecimento em pelo menos um dos processos de negocio de Finanças tais como: Contabilidade, Contas a Pagar, Contas a Receber e Ativo Fixo

      Academia de MM à Gestão de Materiais: O módulo de Gestão de Materiais (MM) se integra completamente à outras áreas funcionais do SAP e dá suporte a todas as fases de planejamento das necessidades de consumo, planejamento e gestão de compras, gestão de serviços, etc.

      -Pré-requisitos: Conhecimento em pelo menos um dos processos de negocio de Suprimentos, tais como: Compras de Matérias e/ou Serviços, Gestão de Estoques, Planejamento de Necessidades de Materiais e Recebimento de Faturas

      Academia de SD à Vendas e Distribuição: Dentro da área de logística, o módulo de Vendas e Distribuição ou Comercial (SD) apresenta aos alunos todas as funções básicas do sistema, cobrindo as áreas de vendas, faturamento, comércio exterior, alfândegas, etc.
      -Pré-requisitos: Conhecimento em pelo menos um dos processos de negocio de Vendas, tais como: Vendas, Crédito ao Cliente, Expedição de Materiais e Faturamento.

      Academia de CO à Controladoria: O módulo de Controladoria (CO) proporciona informações para auxiliar nas decisões de gestão. Facilita a coordenação, o controle e a otimização de todos os processos em uma empresa. Entre os assuntos apresentados estão a contabilidade de classes de custo, de centros de custo, de custos por processos, de centros de benefício, ordens CO, controle de custo de produto, conta de resultados, etc.

      -Pré-requisitos: Conhecimento em pelo menos um dos processos de negocio de Controlling, tais como: Centros de Custo, Ordens Interna, Custeio da Produção e Rentabilidade

      Academia de ABAP à Programação ABAP: O SAP está construído em linguagem de programação ABAP (Advanced Business Application Programming). Ao incorporar o ambiente de programação, o SAP permite ampliar as funções proporcionadas no standard. ABAP é uma linguagem de programação orientada a objetos e estruturada, é interpretada, dirigida por eventos, multi-idiomas e está completamente integrada ao sistema SAP.

      -Pré-requisitos: Conhecimento em alguma linguagem de programação

      Academia de PP à Planejamento da Produção: O módulo PP traz uma extensa solução de operações para automatizar e integrar o desenvolvimento de produtos e manufatura. A solução traz poderosas ferramentas de análise para uma melhor tomada de decisões, transformando passos manuais em processos integrados online, para melhorar o planejamento empresarial como um todo, permitindo melhorias contínuas de processos.

      -Pré-requisitos: Conhecimento em pelo menos um dos processos de negocio de Produção, tais como: Planejamento/Execução da Manufatura Recepcionista, Planejamento/Execução da Manufatura Discreta e Planejamento de Necessidade de Materiais (MRP).

  9. Boa Noite, Prezado Kelsen Lima

    Não sei se ainda está ativo ou se ainda responde por esse post.
    Estou interessado em tirar certificação SAP BW, mas não encontro uma boa instituição para efetuar o curso. E pela SAP Brasil, devido a alta do dólar está exorbitantemente caro!!
    Por acaso pode indicar uma instituição que ministre o curso para esse modulo?
    (Encontrei algumas, mas, possui inúmeras reclamações de didática, remarcações de datas do curso).

    Bom se puder me responder, desde já agradeço

    • Igor,
      Realmente com o aumento do dólar fica inviável financeiramente fazer o curso na SAP BRASIL, é uma pena. Existe outras instituições como Trainning, Ka Solution e HB Brasil que oferecem este curso, sugiro que que faça uma comparação custo X beneficio.

  10. Primeiramente, parabéns pelo post ! Tenho certeza que ajudou/ajudará muita gente.
    Vamos às perguntas:
    Estou interessado em realizar o curso do módulo MM. Tem muita diferença em realizar o curso com certificado oficial SAP e realizar o curso com a certificação da Trainning por exemplo ?
    Estou com muito receio em realizar o curso e não conseguir um emprego, visto que, tenho experiencia (4 anos) com a ferramenta SAP apenas na parte de monitoramento de jobs. Como está o mercado na parte de MM no Brasil ultimamente (2014/2015)? Tem muita empresa contratando sem experiencia ?
    Desde já agradeço, e mais uma vez, parabéns.

    • Murilo,
      Existe uma demanda para profissionais que possuem conhecimentos nos módulos MM, CO e SD, sendo-os principais, contudo o mercado SAP no Brasil, ainda é bastante restrito, embora nos últimos 2 anos tenha crescido significadamente.

      Para profissionais iniciantes no mundo SAP, sua colocação no mercado é difícil, pois as empresas optam por profissionais com conhecimento e experiência pratica, nos níveis ‘Pleno e Sênior’, neste caso sugiro que busque oportunidades em consultorias e fabricas de software, que podem auxilia-lo em seu crescimento profissional.

      Fazer o curso na SAP Brasil ainda é considerado um grande diferencial, devido profissionais qualificados e com ampla experiência de mercado, podendo citar cenários reais do dia á dia, porém outras instituições estão com um excelente material didático e profissionais qualificados. Sugiro que conheça a instituição antes de efetuar o curso, assim como um mini currículo no professor e a possibilidade de indicação, pois algumas instituições possuem parcerias com empresas, que indicam seus alunos.

  11. Ola , sou Engenheiro Mecânico e quero muito me tornar um consultor SAP, sou usuário MM e PP, e gostaria de saber oque é melhor para o mercado?
    Vou cursar MM na HB e gostaria de fazer outro modulo na Ka solution ou Trainning , qual é melhor??

  12. Bom dia! Trabalho no varejo em uma multinacional francesa que em seu logo tem a letra C…rs…comecei com 14 anos e hoje aos 31 tenho uma boa experiência no negócio. Sou formado em ADM e estou me formando agora em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FATEC (púlblica do Estado de SP). Estou enjoado do varejo, já trabalhei nesta empresa nas áreas de ADM, Projetos, TI, Treinamento entre outras, e tenho bastante experiência mesmo no modelo de negócio. Pretendo fazer o módulo SD, você acha que eu com essa bagagem, porém, com 31 anos, consigo uma inserção no mercado de SAP? O que pergunto principalmente é, minha experiência vai pesar também? E vale a pena eu fazer uma KA Solution onde eu não terei a certificação?

  13. Boa tarde,

    Tenho verificado que o mercado em BSB está carente de academias SAP devido á baixa demanda e a solução está sendo online. Qual sua opinião a respeito? São válidas para o mercado e para aquisição de conhecimento?

  14. Boa tarde Kelsen, tudo bem?

    Muito obrigado pelas dicas e informações, já me esclareceu algumas dúvidas. Mas ainda tenho algumas.

    Eu não tenho curso superior, mas tenho conhecimento em programação em Java, C, C++, e algumas outras. E também tenho conhecimento avançado no idioma Inglês.
    Me interesso muito em fazer o curso ABAP SAP e gostaria de saber o que vc tem a dizer sobre isso, se eu conseguiria algum emprego na área, se devo ter algum outro curso adicional tbm. Estou planejando em fazer o curso, ou na Trainning, ou na Ka Solutions.

    Outra dúvida. Para fazer a prova de certificação na Argentina. Eu preciso saber espanhol, ou as provas são ministradas em português?

    Sou da região de Campinas.

    Desde já, agradeço a sua atenção..

  15. Olá,

    Eu tenho academia SAP FI, porem não tenho o certificado, estou me mudando para Orlando, se eu tirar a minha certificação aqui ela tem validade em outro país?

    Se puder me ajudar, desde já agradeço

  16. As certificações SAP tem tempo de validade? Quanto tempo mais ou menos demora-se para ter retorno ao investimento? Atualmente sou concursada e queria saber se vale a pena investir numa carreira SAP. O profissional geralmente dá consultorias ou é tipo um programador Java que no normal presta serviços contínuos?
    Gostei do post.🙂

    • Sammy,

      SAP é um universo meio estrito porém se já conhece alguém que possa te ajudar na recolocação neste universo é muito bom, pois existe diversas oportunidades de negócio. Validade não é o caso desde produto.

  17. Boa noite à ttods..a quem interessar for a Sap está com o programa Sap Day Certification…as pessoas que conseguirem se cadastrar no site..podem fazer a prova Sap sem a necessidade de academia! Os valores também estão reduzidos.

  18. Olá, gostaria de fazer o curso SAP e me certificar, vi em um comentário vc falando sobre o site Trainning. Eles são bons? Vale a pena fazer o curso com eles? E quanto eu pagaria apenas na certificação aqui no Brasil? Vale mais a pena fazer na Argentina? E é possível estudar sozinho se por acaso eu quiser tirar a certificação sem ter feito algum curso?
    Parabéns pela matéria.
    Obrigada.

  19. Boa tarde Kelsen, gostaria de tirar algumas duvidas, se possível.

    Sou estudante de Engenharia de Produção e tenho conhecimento avançado em Excel e Access, porém andei procurando por alguma que me completasse mais e li sobre o SAP.

    A minha pergunta é, vale a pena eu fazer a Academia e tirar o certificado SAP, mesmo que eu não vá trabalhar como um consultor SAP?

    Minha segunda pergunta é sobre como funciona a Academia e os certificados.

    Na Academia eu aprendo todos os módulos que você colocou (FI, CO, MM, SD, PP, PS, HR, ABAP e BW) ou eu posso escolher apenas alguns desses e fazer?

    Eu poderia fazer apenas os que me interessaria e em seguida tirar o certificado?

    Obrigado!

  20. Gostei muito desse post! Moro em Brasília, sou concursada e formada em uma área de humanas, gostaria de saber se é necessário dispensar muito tempo para estudo e conclusão do certificado? Qual certificado seria mais voltado para área de humanas? É imprescindível ter curso de inglês?
    Agradeço!

  21. Boa noite.

    Ja trabalho com gerenciamento de acessos e SOD no SAP a cerca de 3 anos, finalmente optei em ingressar somente neste mercado de vez. Infelizmente, tenho a barreira do idioma onde não possuo completo domínio do inglês.
    Na minha localidade em SC não possuímos academias presenciais, por isso busco o curso online.
    Gostaria de fazer o modulo do BW, porém todos os locais onde busquei informam que todo o material de estudo é em inglês.
    Já estava fechando com a “HB Brasil”, uma das mais fortes do PR e fui informado que por serem um parceiro da SAP todos os módulos estão em inglês.
    Pesquisando em vários sites, vejo pessoas afirmando assim como você que os módulos já estão traduzidos.
    Sendo assim, você tem alguma instituição para indicar???
    Desde já muito obrigado.

    Atenciosamente, Lemos.

  22. Excelente post, muito esclarecedor. Sou técnico em informática para internet e vou fazer tecnólogo em gestão de sistemas da informação e vi que para o cargo de gerente de ti é necessário essa certificação, mas, em contra partida o salário é altíssimo, gostaria de saber se para quem está se inserindo no mercado de trabalho agora é possível mesmo que sem experiência atuar como gestor de ti após conclusão do curso + certificações, ou esta área é restrita a pessoas com muita experiência? por que tenho minhas dúvidas se devo prosseguir na TI ou se busco fazer desenvolvimento e análise de sistemas já que o mercado para este é mais simples e o salário é lá em baixo.
    Atenciosamente

    • Erick,

      Seu dilema é o mesmo de muitos profissionais, terminei a faculdade e agora já posso atuar como Gestor?
      Sinceramente faculdade é pouca bagagem para autuar como Gestor de TI, mesmo tendo certificações de mercado como ITIL, COBIT, SIX SIGMA, GREEN IT e dentre outras, um bom Gestor, deve não somente ter o conhecimento e habilidade em tecnologia, como também saber lidar com pessoas, e isto realmente só é possível com uma carreira inicial, conhecendo o mercado, organizações e pessoas.

      Você precisa ter foco no que realmente deseja, quer atuar como Gestor OK, não existe uma receita de bolo, mas pode começar com cargos de nível executivo/tático, como projetos, processos e negócios, você estará diretamente alinhado à Diretoria da empresa, e executando um bom serviço, poderá sim ser um bom Gestor de TI.

      Falando um pouco de remuneração, realmente os cargos de Gestor são bem pagos, porém existem contradições, existem cargos de são bem pagos como Arquitetos de TI, Desenvolvedores, Analistas de Negócios, Analistas de Processos e/ou Projetos, isto realmente vai depender da organização qual você atuará.

  23. Kelsen bom dia!

    Como a maioria aqui no seu blog estou a procura de respostas de várias duvidas, mas vamos aos poucos (risos). Trabalho a mas de 15 anos na área de Ti com suporte a redes e Infra-estrutura, hoje em busca de novas oportunidades vi que a área de desenvolvimento existem bem mais oportunidade de emprego hoje, mas sei que essa mudança para mim hoje seria muito radical de infra para desenvolvimento. Sendo assim sei que SAP é uma boa mesmo verificando em vários sites comentários que ter o certificado SAP não é garantia de nada etc, etc etc.
    O que preciso saber, existe algum curso SAP para quem é de infra-estrutura ou algo que quem é de infra possa se adaptar mais rápido?
    E é interessante quem é de infra-estrutura fazer algum curso SAP? Qual?

    Desde já obrigado.

    • Ciro,

      Te aconselho e realizar curso de Basis é que voltado para indiretamente para infraestrutura, pois este profissional estará apto para realizar parametrizações dentro do sistema e terá um contato com banco de dados do sistema, apos estar familiarizado com sistema e com as necessidades da empresa, faça um modulo do sistema, um bastante procurado é PP, MM e SD. Enquanto ao local de realizar curso, existem alguns instituições comprometidas como à própria SAP localizada no Morumbi e outras como Ka Solution e Trainning.

  24. Bom dia, tenho uma dúvida, caso eu queira realizar somente o teste de certificação e não realizar a academia, qual seria o valor médio de uma certificação deste tipo? Possui esta informação?

Deixe uma resposta

