Information Technology Infrastructure Library ITIL ??

O que é ITIL?

Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é um framework que reúne as boas praticas para gerenciamento de serviços de TI mais aceitas mundialmente. Desperta grande interesses no mercado porque, atualmente, existe uma preocupação com o gerenciamento de serviços de TI nas empresas. A grande dependência da TI para os negócios faz com que os gestores desses departamentos busquem a adoção das boas praticas com o objetivo de trazer resultados positivos, como redução de custo e agilidade em seus processos, principalmente porque independe de tecnologia e fornecedor.

O framework ITIL é trivial para todas as atividades do setor de Tecnologia de qualquer empresa, de qualquer tamanho ou segmento, como a parte de fornecimento dos serviços, que é baseada na infraestrutura de TI. Todas essas atividades estão envolvidas em vários processos para fornecer um framework eficaz no gerenciamento de serviços como um todo. Então, cada um desses processos cobre uma ou varias atividades do Departamento de TI, tais como desenvolver serviços, gerenciar a infraestrutura, prestar suporte a serviços.

O principal foco das boas praticas (ITIL) é descrever os processos necessários para gerenciar toda a infraestrutura de TI de forma eficiente e eficaz garantindo os níveis de serviço acordados (SLA) com os clientes.

Qual a relação do ITIL com a governança de TI?

A aplicabilidade da biblioteca ITIL no Departamento de TI, ajudará os colaboradores a se tornarem mais proativos, criando assim uma relação direta entre o departamento  de TI e o gerenciamento total (governança), tornando-o mais confiável, resiliente, transparente, eficiente e integrado com as necessidades do negocio.

Dica: Ao realizar o mapeamento dos processos de TI e aprimorar os fluxos de trabalho com as boas praticas (ITIL), identificaremos os principais fatores da mudança.

Quais os principais benefícios na implementação do ITIL?

  • adotar praticas já testadas, é o que proporcionará um ganho de tempo
  • retorno mais rápido sobre o projeto de implementação
  • os processos tornar-se-ão mais eficientes e eficazes, buscando rapidez e resultados positivos
  • melhorar a qualidade dos serviços de TI perante todos os usuários e clientes
  • alinhar os serviços de TI com as necessidades atuais e futuras do negocio
  • aumentar a satisfação do cliente
  • ter uma visão mais clara da capacidade atual
  • manter a equipe de TI mais motivada e focada.

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