Computação Forense ???

O que é Computação Forense?

“Perícia Forense em Sistemas Computacionais é o processo de coleta, recuperação,
análise e correlacionamento de dados que visa, dentro do possível, reconstruir o
curso das ações e recriar cenários completos fidedignos.”

“A Forense Digital pode ser definida como uma área de conhecimento que se utiliza de métodos elaborados e comprovados cientificamente visando a preservação, coleta, validação, identificação, análise, interpretação, documentação e apresentação de evidências digitais com o propósito de facilitar ou permitir a reconstituição de procedimentos de natureza criminosa que ocorram em equipamentos digitais. A Forense Digital é, portanto, mais abrangente e trabalha com informações armazenadas ou transmitidas por equipamentos digitais como PDAs (Personal Digital Assistants), telefones celulares, máquinas de FAX, centrais telefônicas digitais, os próprios computadores, entre outros.”

Perícia Forense Aplicada à informática

No Manual de Patologia Forense do Colégio de Patologistas Americanos (1990), a ciência forense é definida como “a aplicação de princípios das ciências físicas ao direito na busca da verdade em questões cíveis, criminais e de comportamento social para que não se cometam injustiças contra qualquer membro da sociedade”.

Portanto, define-se a perícia forense aplicada à informática e às redes de computadores como o estudo do tráfego de informações para procurar a verdade em questões cíveis, criminais e administrativas para proteger usuários e recursos de exploração, invasão de privacidade e qualquer outro crime promovido pela contínua expansão das conexões em rede.

Análise Pericial.

A análise pericial é o processo usado pelo investigador para descobrir informações valiosas, a busca e extração de dados relevantes para uma investigação. O processo de análise pericial pode ser dividido em duas camadas : análise física e análise lógica.

A análise física é a pesquisa de seqüências e a extração de dados de toda a imagem pericial, dos arquivos normais às partes inacessíveis da mídia. A análise lógica consiste em analisar os arquivos das partições. O sistema de arquivos é investigado no formato nativo, percorrendo-se a árvore de diretórios do mesmo modo que se faz em um computador comum.

Fonte: http://firewallcr.wordpress.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s