Conectando um banco de dados no QlikView.

 

Conectando um banco de dados no QlikView.

Iremos iniciar alguns conceitos básicos para que possamos iniciar nossos analises com QlikView, pois bem, vamos começar pelo processo e carga de dados.

Com o QlikView podemos carregar facilmente dados de qualquer banco de dados que possua um driver ODBC, arquivos textos, documentos do Excel entre outros, independente da fonte dos dados, a forma de carga não varia muito.

Neste exemplo iremos nos conectar num banco de dados SQL Server, citando um exemplo muito prático e simples.

1.      Vamos abrir o QlikView

2.      Como demonstrado na imagem clique em ‘editar script’ ou clique ‘ctrl+e’

3.      Neste exemplo iremos nos conectar num banco de dados SQL Server, selecione a opção ‘OLE DB’ conforme demonstrado abaixo e clique em ‘conectar’.

 

4.      Agora iremos selecionar a opção ‘Microsoft OLE DB Provider for SQL Server’ e vamos clicar em ‘avançar’.

                   Após ter clicado em ‘avançar’ a seguinte tela abaixo irá aparecer.

        

Neste ponto, iremos fazer nossa conexão com o banco qual desejamos utilizar. Em ‘selecione ou insira um nome de servidor’ podemos colocar informando o endereço IP do servidor qual desejamos nos conectar ou selecionando um banco de dados instalado localmente na máquina qual está sendo utilizada.

                   Na segunda opção ‘usar a segurança integrada do Windows NT’ está opção deverá ser utilizada somente se o banco de dados qual esta sendo utilizado foi instalado localmente na máquina qual estamos utilizando o QlikView, mas temos uma nota importante o banco de dados, precisa estar com a opção ‘Windows Authentication’ habilitada, caso o mesmo esteja com a opção ‘SQL Authentication’ devemos selecionar a opção ‘usar nome de usuário e senha especificos’ informando um usuário e senha qual autorização sob o banco de dados.

                   Na terceira opção ‘selecionar o banco de dados no servidor’ após termos feito os dois últimos passos, devemos selecionar o banco de dados qual desejamos utilizar. Feito este passo podemos estar clicando em OK.

5.      Feito os passos anteriores note que o QlikView criou uma string de conexão com banco de dados qual iremos utilizar.

Neste exemplo estamos fazendo um comando básico de Transact SQL ‘select * from nome_da_tabela_do_banco’ apos ter colocado este passo basta clicarmos em ‘recarregar’ para que o QlikView possa trabalhar com banco de dados.

6.      Tento feito todos os passos o QlikView estará apto para trabalhar com o banco de dados selecionado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s