SQL Server 2008 Active-Passive/Active-Active Cluster Installation

SQL Server 2008 Active-Passive/Active-Active Cluster Installation

Como o SQL Server 2005, SQL Server 2008 suporta clustering usando as edições Standard e Enterprise. A edição Standard suporta um cluster de dois nós, Enterprise Edition suporta o número máximo de nós que o SO suporta.

As maiores mudanças no SQL Server 2008 cluster é que agora você pode usar o DHCP para o agrupamento e utilização de endereços IP de sub-redes diferentes para cada lado do cluster. A habilidade de usar endereços IP de sub-redes diferentes é mais útil para a criação de clusters em vários locais, chamados clusters geograficamente distribuídos.

Instalação do SQL Server Cluster

Passo 1: Para que possamos instalar o cluster do SQL Server 2008, precisamos que todos os pré-requisitos sejam instalados, neste caso estamos utilizando o Windows Server 2003, o qual você irá precisar baixar e instalar o hotfix especificado no artigo da Microsoft em: http://support.microsoft.com/kb/937444 antes de instalar o SQL Server 2008.

Nota: A instalação do hotfix acima requer um reboot, então você tem que cancelar a instalação nesse momento e reinicie o processo depois de instalar esse hotfix em todos os nós do cluster.

Passo 2: Vamos iniciar a instalação do SQL Server 2008. Inicie a instalação conforme demonstrado na imagem abaixo, selecione a opção New SQL Server Failover Cluster como em destaque.

Nota: Para instalação independente, temos que selecionar a opção standalone.

Passo 3: Depois de ter selecionado a opção 2, a instalação irá verificar se há regras de apoio à instalação para identificar o problema. Se for falha por qualquer motivo, você tem que corrigir o problema. Por favor, encontrar a tela abaixo. Se ele passou, clique no botão de comando OK.

Passo 4: Assistente de Instalação irá instalar os arquivos de suporte da instalação, clique no botão Instalar.

Passo 5: Esta etapa irá orientá-lo todas as informações exigidas conforme abaixo. Clique no botão Avançar

1. Product Key

2. Licence Terms

3. Feature Selection

4. Disk Space Reuirements

5. Error and Usage Reporting

6. Cluster instllation Rules

7. Ready to install

8. Installation Progress

6: Enter Product Key ou levará automaticamente. Veja a imagem abaixo para isso.

Passo 7: Selecione os recursos necessários, o que você quer instalar.

Passo 8: Especifique o nome da rede / Nome do virtual para o SQL Server para failover. Como estamos instalando cluster ativo-passivo, temos que especificar um nome de rede virtual /. (Nota: Para Active-Active clustering você especificar nomes de rede diferentes conforme o número de nós)

Passo 9: O SQL Server irá rever a exigência de espaço em disco para os recursos que você selecionou.

Passo 10: Esta etapa irá criar um novo grupo de recursos de cluster para o failover do SQL Server.

Passo 11: Selecionar os recursos compartilhados disco de cluster para o cluster de failover do SQL Server.

Passo 12: Aqui você tem que selecionar os recursos da rede para o cluster de failover do SQL Server. Você tem que adicionar o endereço IP também.

Passo 13: Aqui você tem que especificar a conta de serviço para os serviços do SQL Server. É uma boa prática sempre mantém SQL Services em cluster no modo manual.

Passo 14: Especifique a autenticação Mixed Mode. E os locais aonde serão salvos os arquivos de log.

Passo 15: Selecione as caixas de seleção como por sua exigência, não ter verificado qualquer opção. Continue com o botão ao lado.

Passo 16: Assistente de instalação irá verificar as regras de instalação de cluster, por favor corrijam se você encontrar qualquer falha e proceder com o botão próximo.

Passo 17: Agora o cluster do SQL Server está pronto para instalar. Clique no botão Instalar.

Passo 18: Aplicar o Service Pack exigido / Patch e reiniciar o servidor.

Passo 19: Depois que a instalação é feita em nó, temos que prosseguir com a instalação do SQL Server em nós de cluster. SQL Server 2005 foi a última edição do SQL Server para instalar automaticamente o SQL Server em todos os nós de uma vez. Começando com o SQL Server 2008, devemos instalar manualmente e corrigir cada nó individualmente. Este processo permite menos tempo de inatividade como estamos consertando o cluster ou atualizar seu cluster de SQL Server 2005 para o SQL Server 2008.

Passo 20: Nos outros nós é semelhante a instalar no primeiro nó, mas temos selecione o nó Adicionar a uma opção de cluster failover do SQL Server a partir do menu inicial. Os requisitos de software mesmo se aplica para os outros nós do cluster, para que o instalador irá lidar com a verificação e instalação desses componentes também.

Porque a maioria das configurações são captados a partir de outro nó (s) no cluster que já tem o SQL Server instalado neles, o processo de adicionar um nó ao cluster é um pouco menor do que a instalação no primeiro nó

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s